Carla Monich – Diretora de Gente & ESG – Tecverde Engenharia S/A

Engenheira Ambiental (UFPR), mestre em Engenharia da Construção Civil (UFPR) com foco em Sustentabilidade no Ambiente Construído, com MBA em Liderança, Inovação e Gestão (PUCRS), especialista em Gestão Estratégica de Talentos (FIA) e Multiplicadora do Sistema B Brasil. Com mais de 13 anos de experiência atuando com P&D em Sistemas Construtivos em Madeira e Construção Industrializada, faz parte da equipe Tecverde desde 2014. Na Tecverde liderou projetos estratégicos de certificação de produto e sistema de gestão, homologação e normatização de tecnologia light wood framing, atuou como Gerente de Inovação, Gerente de Engenharia de Processos e Gerente de Gente & Gestão, e em 2022 assumiu a Diretoria de Gente e ESG, onde é responsável pelo desenvolvimento e implantação das estratégias ESG com foco em impacto positivo.

 

 

Clóvis Nakai – Gerente de Engenharia – URBEM 

Engenheiro civil com MBA em Gestão Empresarial (FGV) e certificação Project Management Professional (PMP). Possui 28 anos de experiência em engenharia e gestão de projetos, desde obras de edifícios comerciais e residenciais, até obras de infraestrutura em refinarias de petróleo. É Gerente de Engenharia na Urbem, contribuindo para um projeto de implantação de uma planta de Madeira Engenheirada (Glulam e CLT). Aceitamos o desafio de implementar uma nova tecnologia em um mercado tradicionalmente conservador. 

 

 

 

Cristhian David Acevedo Sánchez – Gerente e sócio fundador MAECOL – Colômbia

Mestre em Engenharia, Engenheiro Sanitário e Ambiental pela Universidad del Valle, Cali-Colômbia. Gerente e sócio fundador da empresa Materiales Ecológicos de Colombia- MAECOL® desde 2015, empresa dedicada ao aproveitamento e valorização de resíduos de construção e demolição (RCD) para transformá-los em materiais para acabamentos de edifícios. Cristhian foi distinguido como jovem inovador pela International Development Innovation Network IDIN dos Estados Unidos. Possui Patente de Invenção , relativa a argamassas de revestimento de RCD. Foi beneficiário da Bolsa dos estudos Colciencias-Jovem Investigador 2015 (Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação da Colômbia). Além disso, realizou pesquisas sobre o uso de resíduos sólidos industriais e lodo de ETE em novos materiais de construção, como parte do Grupo de Saneamento Ambiental do Instituto Cinara-Universidad del Valle. Suas pesquisas de graduação e pós-graduação no campo do uso de RCD foram dirigidas conjuntamente pelas Escolas de Engenharia de Materiais e Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidad del Valle. 

 

 

Edison Hideo Tateishi – Diretor Industrial do Grupo Lafaete 

Engenheiro Mecânico pela POLI USP, pós-graduado em Administração Econômica e Financeira pelo IMES. Executivo Sênior do grupo Lafaete, responsável pelas unidades de negócio de locação e venda de construções Modular e Offsite, das operações fabris, de engenharia, logística, manutenção e montagem. Atuou por 10 anos na indústria automobilística e 15 anos em construções modulares e industrializadas. Possui expertise em técnicas de produção seriada e sob encomenda, implantação de ISO 9001, ISO 14000, OSHAS 18000, implantação de sistemas de gestão, kanbam com JIT, lean manufacturing, redução de setup, administração de gargalos, e principalmente formador de equipes voltados a resultados. 

 

 

 

Fábio Cirilo – Gerente de Sustentabilidade e Energia – Votorantin Cimentos

Engenheiro Mecânico com ênfase em energia pela UNESP e com pós-graduação na FIA em gestão de negócios. Com mais de 10 anos de experiência em sustentabilidade empresarial, atualmente, é Gerente de Sustentabilidade e Energia da Votorantim Cimentos, uma das maiores empresas globais do setor de materiais de construção, tendo como responsabilidade principal a estratégia de descarbonização da empresa.

 

 

 

Felipe Said – Especialista em Sustentabilidade – ArcelorMittal Brasil

Biólogo pela PUC-MG, pós-Graduado pela FGV. Possui mais de 15 anos de experiência de atuação nacional e internacional no setor aço na área de sustentabilidade, com ênfase em meio ambiente, mudança do clima e ações para redução de gases efeito estufa. Atualmente ocupa a posição de Especialista em Sustentabilidade na ArcelorMittal Brasil atuando nas questões corporativas em nível nacional e internacional.

 

 

 

Gabriel Gorescu – Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento – Saint Gobain

Engenheiro Químico pela Escola Politécnica (USP), com pós-graduação em administração de empresas e marketing pelo CEAG (FGV).  Possui longa experiência nacional e internacional na área de P&D e gestão da inovação, tendo atuado principalmente nas áreas de química, polímeros, adesivos, fibras e materiais cimentícios, desenvolvendo novos processos, tecnologias e produtos para vários setores, entre eles, o automotivo, vestuário e construção civil. Atualmente é Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Saint Gobain.

 

 

Gessivaldo Carneiro – Doutorando Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Engenheiro Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia e mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Desenvolveu pesquisas sobre concretos permeáveis e concretos de alto desempenho. Desenvolve pesquisas nas seguintes linhas: ligantes alternativos, compósitos cimentícios, reciclagem de resíduos, tratamento e aplicação dos resíduos de cimento-amianto.

 

 

Hélio Olga de Souza Junior – Fundador Ita construtora 

Engenheiro civil e sócio fundador da Ita construtora. Desde 1980 desenvolve projetos de construção renovável e é responsável pela viabilização de mais de 1500 obras estruturadas em madeira. A empresa possui fábrica própria e trabalha com diferentes soluções construtivas, desde o projeto até a montagem da estrutura, considerando o uso da madeira laminada colada. 

 

 

 

Jorge C Gomes – Application Development Fellow – Dow Chemical Co.

Engenheiro Químico graduado em 1985 pela E.E. Mauá, em São Paulo. Desde então vem atuando na area de P&D e inovação de Polimeros na Dow Chemical Co. Jorge é Black Belt Certificado e especialista em ciência de polímeros e processamento. Hoje atua como Application Development Fellow do negocio de Embalagens e Plásticos Especiais. É autor de 56 patentes.

 

 

 

 Katia Punhagui – Professora UNILA

Arquiteta Urbanista pela Universidade Estadual de Londrina (Paraná). Especialista em projeto arquitetônico pela mesma universidade. Mestre pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona da Universidade Politécnica da Catalunha. Doutora em Arquitetura, Energia e Meio Ambiente pela UPC (Espanha) e doutora em Engenharia da Construção Civil pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou no setor privado e público com desenvolvimento de projetos arquitetônicos e acompanhamento de obras. Foi coordenadora técnica do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS). Atualmente é docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Inovação (SINOVA), pesquisadora do Laboratório de Desempenho, Estrutura e Materiais (LADEMA) e do Centro de Inovação em Construção sustentável (CICS-USP). Pesquisa nos temas: desempenho e ecoeficiência dos materiais; avaliação do ciclo de vida; emissões e captura de CO2; sustentabilidade e desempenho da habitação; madeira na construção. 

 

Lidiane Santana Oliveira – Doutoranda USP-POLI

Engenheira Civil e Mestre em Engenharia de Construção Civil e Urbana, é doutoranda na Escola Politécnica da USP no Programa de Construção Civil na área de Sustentabilidade de Materiais de Construção Civil. Desenvolve pesquisas relacionadas à análise de fluxos de materiais, circularidade e à aplicação da metodologia da Avaliação de Desempenho Ambiental da Construção no setor da construção brasileira. Atuou na equipe desenvolvedora do Sistema de Informação do Desempenho Ambiental da Construção, o Sidac. 

 

 

Luís Bragança – Professor UMinho e Coordenador rede Cyted

Doutor, Mestre e Licenciado em Engenharia Civil e Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Portugal. É coordenador dos programas internacionais de pós-graduação em Ambiente Construído Sustentável e diretor do Edifício Laboratório de Física e Tecnologia da Construção. As suas principais áreas de interesse são o Desenvolvimento da Construção Sustentável, Física de Edifícios, Acústica de Edifícios e Utilização Racional de Energia em Edifícios. Participa ativamente em trabalhos de padronização nacional e internacional em Construção Sustentável, Desempenho Térmico de Edificações e Acústica de Edificações. Coordena projetos e redes internacionais de promoção da economia circular, possui 3 patentes registadas e mais de 400 publicações.

 

 

Marcelo Montini – Pesquisa e Desenvolvimento – Hydro Brasil

Bacharel em Química e Mestre e Doutor em Ciência dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com doutorado sanduíche no Laboratório de Materiais de Construção (LMC) no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL). Possui 18 anos de experiência com projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, tecnologias sustentáveis e utilização de resíduos da cadeia do alumínio. É Consultor Químico Sênior da Área de Tecnologia da empresa Norsk Hydro Brasil e Responsável pelo programa de Pesquisa e Desenvolvimento para utilização de resíduo de bauxita

 

 

Marco Quattrone – Pesquisador da USP

Engenheiro civil, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica de Milão na Itália. Suas principais linhas de pesquisa estão direcionadas aos resíduos da construção civil, com foco em plantas e equipamentos para a reciclagem de resíduos e no uso de agregados reciclados de concreto como substitutos dos agregados naturais em concretos para elementos pré-fabricados. Desde 2013 colabora com o grupo de pesquisa do Laboratório de Microestrutura e Ecoeficiência (LME) e com a Unidade EMBRAPII CICS Poli USP, juntamente com os professores John, Pileggi e Angulo nas áreas de reciclagem, sustentabilidade e durabilidade.

 

 

 

Mariana Menezes – Gerente de Desenvolvimento de Produto – Co-log

Engenheira química formada pela UFF e mestre pela USP em materiais para construção civil. Trabalhou 5 anos na InterCement em P&D, desenvolvendo projetos como concretos sustentáveis e transição energética para biomassa. Trabalhou 3 anos na New Steel e Vale, pesquisando a Areia da mineração para aplicação em materiais cimentícios e industriais. Atualmente, é Gerente de Desenvolvimento de Produto na Co-log, responsável por entregar produtos para novos segmentos a partir dos coprodutos da mineração, bem como pela qualidade dos materiais.

 

 

Mario William Esper – Presidente do Conselho Deliberativo da ABNT

Doutor Honoris Causa pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas, Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela USP, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, Presidente da Asociación Mercosur de Normalización – AMN e Diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Cimento Portland – ABCP. Diretor Titular Adjunto do Departamento da Indústria da Construção Civil da FIESP, Membro do Conselho Superior do Meio Ambiente e Sustentabilidade da Confederação Nacional da Indústria – CNI. É também Secretário Geral do Comitê Setorial MERCOSUL de Normalização; Membro do grupo curador do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS. Nas mais de quatro décadas dedicadas à qualidade e normalização, desempenhou diferentes e relevantes funções na própria ABNT, sempre com foco em resultados de interesse e benefício coletivo.  

 

Patrícia Iglecias – Superintendente de Gestão Ambiental e professora da USP

Titulação de Livre-Docência, Doutorado e Mestrado pela Universidade de São Paulo – USP. Foi Diretora-Presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e foi Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Professora Associada na Faculdade de Direito da USP, com experiência na advocacia ambiental e na coordenação de projetos de pesquisa, com publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos . Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa Cidades do Pacto Global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing e a Medalha San Tiago Dantas na categoria jurista da área de meio ambiente e sustentabilidade. Eleita pela Revista Poder entre as 50 mulheres mais influentes do Brasil. 

 

Paulo Cesar Paschoal – Diretor de Engenharia  – Remaster

Engenheiro mecânico pela Faculdade Braz Cubas em 1979, com atuação na engenharia de desenvolvimento e criação de sistemas de conexões elétricas. Há 20 anos desenvolve sistemas de piso e redes elétricas modulares, com enfoque na sustentabilidade e reuso dos produtos.  Possui 12 patentes publicadas e é Diretor de Engenharia da Remaster Tecnologia.

 

 

 

Rafael Andres Robayo Salazar – Professor Universidad del Valle – Colômbia

Engenheiro de Materiais com Doutorado em Engenharia e Pós-Doutorado pela Universidad del Valle (Cali, Colômbia). Professor pesquisador e membro do Grupo de Pesquisa em Materiais Compósitos (CENM) da Universidad del Valle. As suas áreas de investigação centram-se em: materiais de construção; aproveitamento de resíduos de construção e demolição; tecnologia avançada de concreto; durabilidade e patologia do concreto; Impressão de concreto 3D; cimentos alternativos e concretos especiais.

 

 

Ramzy Kahhat – Professor PUC-Peru

Engenheiro civil e ambiental, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil e Ambiental na Arizona State University. É Professor Titular do Departamento de Engenharia da Pontificia Universidad Católica del Perú. Atua como Editor Associado de Recursos, Conservação e Reciclagem. Aplica conceitos e métodos de Engenharia Sustentável, Ecologia Industrial e Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Terrestres em seus projetos. Sua expertise nessas áreas tem sido utilizada em diversas pesquisas, como gestão de resíduos, sistemas agroindustriais, urbanos e energéticos, estoques urbanos e caracterização de detritos gerados por desastres.