O Laboratório de Estudos Biomecânicos em Prótese e Implantes, do Departamento de Materiais Dentários e Prótese, foi inicialmente montado pelos Profs. Drs. Maria da Gloria Chiarello de Mattos (in memorian) e Ricardo Faria Ribeiro, com recursos de fomento à pesquisa da FAPESP e do CNPq.
A evolução natural, com aquisição de mais equipamentos, permitiu a ampliação de uso, com expansão para além do grupo de pesquisa, permitindo usuários da comunidade FORP, de outras unidades USP e outras IES, públicas e privadas.
Posteriormente as Profas. Dras. Rossana Pereira de Almeida e Renata Cristina Silveira Rodrigues Ferracioli se juntaram à equipe inicial, também trazendo novos equipamentos para o laboratório.
Contamos hoje, também, com o apoio da Dra. Adriana Cláudia Lapria Faria Queiroz, técnica especializada de nível superior do Programa PROCONTES, sob responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Faria Ribeiro.
Com a alta demanda de usuários, crescente, entendendo que o acesso precisa ser franqueado a todos, mas otimizado, o grupo de pesquisa houve por bem solicitar a criação da CMEBiO.
Sobre
Considerando os equipamentos disponíveis no laboratório o escopo de atuação da CMEBiO será realizar, para materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos, ensaios mecânicos (tração, compressão, flexão), de fadiga, resistência ao desgaste, ciclagem termomecânica, microdureza, módulo de elasticidade dinâmico (por impulso), ensaios de torção, resistência à escovação, análise de cor e análises de tensões, via correlação de imagens digitais, análise fotoelástica e análise de elementos finitos.