Repositório ACC

Espaço de divulgação de trabalhos acadêmicos e/ou independentes em torno da obra de Ana Cristina Cesar

Artigos e Ensaios

Teses e Dissertações

Livros e
E-books

Outros

01.

Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar

Contém a nota do editor Italo Moriconi. E os artigos: “Ana Cristina Cesar: não, a poesia não pode esperar”, de Viviana Bosi; “Estratégias para uma escrita do segredo”, de Annita Costa Maluf; “Sereia de Papel, algumas anotações sobre a escrita e a voz de Ana Cristina Cesar, de Roberto Zular; “Ana C. – Extracampo”, de Mauricio Salles Vasconcellos; “Quem fala nos textos críticos de Ana Cristina Cesar?”, de Andrea Catrópa; “O autor invisível: tradução e criação na obra de Ana Cristina Cesar”, de Michel Riaudel; e “A poética multiposicional de traduzir em Ana C.”, de Álvaro Faleiros.

Autoria: Viviana Bosi, Álvaro Faleiros e Roberto Zular
Ano: 2015
Formato: Impresso e Digital

BOSI, Viviana; FALEIROS, Álvaro; ZULAR, Roberto (org). Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2015.

02.

Poesia marginal: palavra e livro

Catálogo da exposição de mesmo nome, aberta no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro em agosto de 2013, a publicação traz artigo de Frederico Coelho; texto do curador Eucanaã Ferraz; portfólio das obras expostas; entrevista “Poesia Hoje”, publicada em 1976, na revista José, com Heloisa Buarque de Hollanda, Ana Cristina Cesar, Geraldo Eduardo Carneiro e Eudoro Augusto; entrevista inédita com Heloisa Buarque de Hollanda e os poetas Chico Alvim, Chacal e Charles, mediada por Eucanaã Ferraz, com a participação do professor Eduardo Coelho; cronologia; e breve bibliografia. (Fonte: Blog do IMS)

Autoria: Eucanaã Ferraz
Ano: 2013
Formato: Impresso

FERRAZ, Eucanaã (org.). Poesia marginal: palavra e livro. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2013.

03.

Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta

Biografia íntima e intelectual de Ana Cristina Cesar. Muito conectada com os movimentos e acontecimentos culturais no Rio de Janeiro dos anos 1970 e 1980.

Autoria: Italo Moriconi
Ano: 1996
Formato: Impresso e Digital

MORICONI, Italo. Ana Cristina Cesar: o sangue de uma poeta. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1996.

 

04.

Ana Cristina Cesar por Marcos Siscar

Poeta, tradutor e professor de Teoria Literária da Unicamp, Marcos Siscar, ao mesmo tempo que relaciona a obra à singularidade da vida da autora, constata que o nome Ana Cristina Cesar designa não apenas a vida breve de uma poeta, mas também um corpus de obras poéticas e ensaísticas publicadas em edições cada vez mais luxuosas; designa, igualmente, um arquivo mantido pelo Instituto Moreira Salles e uma fortuna crítica das mais atuantes. (Fonte: Site EDUERJ)

Autoria: Marcos Siscar
Ano: 2011
Formato: Impresso

SISCAR, Marcos. Ana Cristina Cesar por Marcos Siscar. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2011.

05.

Até segunda ordem não me risque nada: os cadernos, rascunhos e a poesia em vozes de Ana Cristina Cesar.

Até segunda ordem não me risque nada traz um ensaio de Flora Süssekind sobre a obra de Ana Cristina Cesar, escrito a partir de uma cuidadosa e minuciosa investigação sobre os cadernos e rascunhos do acervo pessoal da poeta. O livro fala sobre a importância do trabalho de tradução de Ana Cristina na afirmação de uma dicção poética própria, chamando atenção para o processo de composição de certos poemas e para alguns textos e exercícios de tradução ainda inéditos que sugerem novas possibilidades de leitura de sua poesia. (Fonte: Site 7Letras)

Autoria: Flora Sussekind
Ano: 2007
Formato: Impresso

SUSSEKIND, Flora. Até segunda ordem não me risque nada: os cadernos, rascunhos e a poesia em vozes de Ana Cristina Cesar. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.

06.

Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar

Ana Cristina Cesar, um dos nomes mais importantes da poesia brasileira ganha uma fotobiografia organizada por Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS.
Para compor o perfil visual da poeta, além das fotografias do seu acervo, sob a guarda do IMS, e de acervos pessoais, Ferraz convidou amigos que pudessem escrever sobre Ana Cristina a partir de suas memórias afetivas. Incluiu também pessoas que nunca a conheceram pessoalmente, mas foram tocadas por sua obra de alguma maneira. A lista inclui nomes como: Armando Freitas Filho, Heloisa Buarque de Hollanda, Clara de Andrade Alvim, Flavio Cruz Lenz Cesar, Laura Liuzzi, Alice Sant’Anna, Leonardo Gandolfi, entre outros. (Fonte: Loja do IMS)

Autoria: Ana Cristina Cesar
Ano: 2016
Formato: Impresso

CESAR, Ana Cristina. Inconfissões: fotobiografia de Ana Cristina Cesar. Organização e prefácio: Eucanaã Ferraz. São Paulo: IMS, 2016.

07.

Álbum de Retazos: Antología Crítica (Bilingue); Poemas, cartas, imágenes, inéditos

Antologia bilingue (português e espanhol), organizada e traduzida por Luciana Di Leone, Florencia Garramuño e Ana Carolina Puente. Introdução “En estado de emergencia: poesía y vida en Ana Cristina Cesar”, de Florencia Garramuño e os textos críticos “Luvas de Pelica de Ana Cristina Cesar: el ojo y el guante”, de Gonzalo Aguilar e “Ana Cristina Cesar en la poesía marginal: Cuál yo soy yo?, de Ana Carolina Puente. Cronologia estabelecida por Luciana di Leone.

Autoria: Ana Carolina Cernicchiaro
Ano: 2006
Formato: Impresso

CESAR, Ana Cristina. Álbum de Retazos: Antología Crítica (Bilingue); Poemas, cartas, imágenes, inéditos. Organização: Luciana Di Leone, Florencia Garramuño e Ana Carolina Puente. Buenos Aires: Corregidor, 2006.

08.

Gants de peau & autres poèmes

Antologia bilingue (português e francês) da obra Luva de Pelica (1980) e outros poemas, organizada e traduzida por Michel Riaudel.

Autoria: Ana Cristina Cesar
Ano: 2005
Formato: Impresso

CESAR, Ana Cristina. Gants de peau & autres poèmes. Trad. de Michel Riaudel. Paris: Chandeigne; Librarie Portugaise, 2005.