O Centro de Estudos CTS+i se dedica aos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia, ou Estudos CTS, que trouxeram uma nova abordagem para os fenômenos da ciência e da tecnologia, superando a concepção herdada da primeira metade do século XX, assumindo-os como prática e como cultura. Com isso, não apenas os enunciados científicos são objetos de estudo, mas também a dinâmica da produção do conhecimento científico e tecnológico. Autores como Thomas Kuhn e Ludwic Fleck, entre outros, introduziram conceitos sociológicos, históricos e psicológicos na compreensão do conhecimento científico e seus avanços. A isso se somam os estudos da tecnologia com uma epistemologia própria, para além de uma simples aplicação da ciência. E, mais recentemente, a Inovação se apresenta como um novo objeto de pesquisa, buscando consolidar uma base teórico-metodológica de análise e superar o modelo linear ainda presente em algumas áreas, segundo o qual os processos de inovação seriam uma sequência natural do desenvolvimento científico e tecnológico.
Este modelo, entre outras fragilidades, negligencia o fato de que não basta dispor da capacidade técnica para a inovação, mas exige-se também uma propensão para inovar, e ambos envolvem aspectos culturais, sociais, históricos, políticos e econômicos. Disso resulta, por exemplo, que uma transferência de tecnologias entre culturas distintas não se resume a simples transmissão de conhecimento. Quais fatores podem influenciar as distintas capacidades de inovação de grupos sociais que disponham de uma mesma ciência e/ou uma mesma tecnologia? Como tornar compatíveis os interesses da ciência e da tecnologia com as demandas e interesses sociais e econômicos? Como avaliar os riscos e os impactos sociais e ambientais da aplicação de uma tecnologia? Essas são algumas das questões que se inserem nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.