Departamento de Ciências Básicas e Ambientais Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo

DEBAS

DEBAS – Departamento de Ciências Básicas e Ambientais

 

Após a estadualização da FAENQUIL – Faculdade de Engenharia Química de Lorena em 1991, foi criado o Departamento Básico, voltado para o atendimento das demandas especificas do Ciclo Básico de Ensino aos Cursos de Engenharia.

Em maio de 2006, a FAENQUIL foi incorporada pela USP – Universidade de São Paulo, tornando-se uma de suas unidades, a EEL – Escola de Engenharia de Lorena.

No ano de 2009, dada as pesquisas realizadas pelos docentes em Ciências Ambientais, inicia-se o projeto de criação do curso de Engenharia Ambiental, e com isso o Departamento Básico passou a se chamar DEBAS – Departamento de Ciências Básicas e Ambientais, que foi aprovado pelo Conselho Universitário da USP em 2011.

O DEBAS conserva sua característica interdisciplinar, com docentes de diferentes especialidades, que além do Ensino, realizam atividades de Extensão e Pesquisa para a resolução de problemas complexos em diferentes áreas do conhecimento, em ciências exatas, humanas, sociais e aplicadas a engenharia, em especial a Engenharia Ambiental.