Criação do Serviço

O CAEP foi implantado em 1990. Ligado à Comissão de Graduação, o serviço tinha objetivos relacionados à assistência individual (atendimento psicológico e/ou psicopedagógico) a estudantes de Medicina, baseado em princípios éticos de sigilo profissional, garantindo o estabelecimento de vínculo de confiança entre a equipe técnica e a população atendida.

Ampliando horizontes

Em sua história, o CAEP desempenhou papel importante, ampliando as atividades para além da assistência individual. Os estudantes universitários estão inseridos em um contexto educacional que abrange inúmeros fatores (pessoais, acadêmicos e profissionais), que demanda a abordagem de aspectos mais complexos que os relacionados à pura assistência. Com a incorporação de novos cursos pela FMRP USP (Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica), ampliou-se a demanda assistencial do serviço.

Marcos temporais da implantação do serviço:

1º semestre 1990: Fundação do NAPP.

1992: Formação do Conselho Consultivo, composto por: Membros representativos da Comissão de Graduação; Equipe técnica: Pedagoga e Psicóloga.

1998: Criação de seu Regimento, com as atribuições dos setores de Psicologia e Educação, sendo o mesmo atualizado em 2013.

2002: Ampliação de sua capacidade de atendimento e participação nos diversos campos de atuação universitária (assistência, ensino e pesquisa), com ações voltadas ao Ensino na área da Saúde e não mais exclusivamente em Educação Médica.

2006: Contratação de uma Auxiliar Administrativo.

2007: Expansão da equipe técnica para três psicólogas e uma psicopedagoga.

2011: Inauguração da nova sede. Com infraestrutura ampla e multifuncional para os setores de Psicologia e Educação, esta conquista possibilitou maior privacidade para a assistência aos estudantes.

Atividades atualmente desenvolvidas pelo serviço:

Assistência: triagem, psicoterapia breve, orientação psicopedagógica;

Ensino: suporte e desenvolvimento docente, por meio de grupos temáticos e de reflexão, assessoria pedagógica, psicopedagógica e psicológica a professores, participação em disciplinas da graduação e pós-graduação (área educacional e psicológica);

Ensino: ênfase no suporte a discentes, por meio do Programa de Tutoria, de Grupos focais e temáticos relacionados a formação acadêmica e atividades preventivas com ênfase na recepção dos calouros;

Extensão: participação e assessoria relacionadas à Comissão de Graduação, Comissões Coordenadoras de Curso, Comissão Permanente de recepção aos calouros e Comissão Assessora da Diretoria da FMRP voltada à prevenção e promoção de ações psicoeducativas relacionadas a violência, álcool e drogas;

Pesquisa: desenvolvimento e colaboração em trabalhos científicos de ensino na saúde.