O curso autoinstrucional “Educomunicação e clima: Precisamos conversar sobre a emergência climática” já está no ar. Este é um dos resultados do projeto de pesquisa “Como a educomunicação pode ampliar e qualificar as práticas de educação ambiental climática na Educação Básica no Brasil?”, iniciativa do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).
Esta formação tem como o objetivo ampliar e melhorar a educação sobre mudanças climáticas nas escolas. A proposta é usar a educomunicação para abordar o tema de forma mais engajadora e contextualizada, indo além de apenas repassar informações. A formação está alinhada com a Agenda 2030 da ONU, especialmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima), segue os princípios do Programa de Educação para a Cidadania e para a Sustentabilidade, instituído pela Portaria MEC nº 642/2025, e contribui para a implementação dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nas áreas de meio ambiente, cidadania e civismo. e busca integrar a educação climática às políticas públicas e práticas já existentes nas escolas.
Construído com profissionais da educação municipal de São Paulo, o curso é constituído por quatro módulos sequencias que abordam as bases das ciências do clima para explicar a emergência climática, as narrativas desse fenômeno, como as escolas podem atuar nesse contexto e inspira planos de ação climática educomunicativos.
O curso está no AVAMEC e, apesar de ter sido pensado especialmente para professoras e professores do Ensino Fundamental, qualquer pessoa interessada pode fazer e receber certificado. E nem precisa ter cadastro é possível logar com o gov.br.
