Por Luís Scala
Na próxima quinta-feira (13/11), o projeto Educom&Clima, iniciativa do Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP) apoiada pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), participará da 30º edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), com duas atividades que integram a programação da Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática, em Belém (PA). Os encontros serão presenciais, com transmissão online por meio do canal do Laboratório de Inovação, Desenvolvimento e Pesquisas em Educomunicação (Labidecom) no YouTube.
A primeira atividade será a Roda de conversa “Educomunicação, mídia e desinformação climática”, que ocorrerá das 11h às 12h. O evento será realizado presencialmente na Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática, localizada no Centro de Inovação e Sustentabilidade (CISEB) da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC-PA), dentro da Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias (Av. Almirante Barroso, 3109). As inscrições para a participação presencial devem ser feitas por meio do portal online de inscrições da Casa da Educação Ambiental e Climática. Os interessados também devem comunicar sua presença por e-mail para Thaís Brianezi (tbrianezi@usp.br) e Fernanda Lazar (fernandalazar@usp.br), que atuará como mediadora da roda de conversa.
A segunda atividade do dia promovida pelo projeto será o lançamento do dossiê “Educação ambiental climática: educomunicação, justiça socioambiental e educação transformadora”. O evento, a ser realizado das 15h às 17h, também ocorrerá na Casa da Educação e Inovação Ambiental e Climática, em Belém, e em São Paulo, no Auditório Lupe Cotrim (sala 100) do prédio central da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária). As inscrições para participar presencialmente no lançamento devem ser feitas no portal online, selecionando a opção “Educação Ambiental Climática: um mapeamento social participativo”.
O professor Ismar de Oliveira Soares, presidente da ABPEducom participará presencialmente da segunda atividade em São Paulo, realizando uma fala durante o lançamento. Os integrantes da associação que publicaram artigos no dossiê também são convidados pela organização para marcar presença na atividade e comentar brevemente sobre suas produções.
O Educom & Clima, que pretende entender como as práticas educomunicativas podem contribuir na abordagem de questões socioambientais e climáticas em sala de aula, resulta da parceria entre o NCE/USP, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), o Programa Cemaden Educação, o Movimento Escolas pelo Clima e a Articulação Nacional de Políticas Públicas em Educação Ambiental (Anppea), que conta com apoio do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas da FAPESP. Para saber mais sobre o Educom & Clima, acesse o portal online da iniciativa.
