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Prof. Gregorio

A Pós-Graduação é mais do que somar um número de créditos e defender uma Tese. Este algo a mais é:
– desenvolver o faro para ver o que tem ou não valor para ser pesquisado; – ter uma pergunta;
– saber escolher qual a melhor ferramenta (qual o melhor método) para respondê-la;
– avaliar criticamente uma publicação científica e poder fazer um parecer sobre a mesma;
– elaborar projetos de pesquisa incluindo a obtenção de fundos e a prestação de contas;
– apresentar resultados em reuniões científicas e (porque não?) até aprender a organizar estas reuniões;
– redigir um relatório técnico com precisão;
– fazer um estágio no exterior: a experiência que se adquire no exterior, em um curto período de tempo, equivale àquela obtida em longos anos no país de origem, pois lá fora o pós-graduando precisa estar com todas as antenas ligadas, em lugares onde a língua é diferente, onde não se conta com a ajuda da família e dos amigos, onde critérios, valores e até as rotinas dos laboratórios são diferentes;
– não ver uma discussão em termos de perder ou ganhar pois realmente um diálogo tem que ser uma pesquisa da verdade; and last but not least,
– a didática, que faz com que todas as características antes citadas adquiram um efeito multiplicador.

O que deve caracterizar a pós-graduação é o fato de não incorporar informações e condutas como prontas e acabadas, pois o pós-graduado deve fazer parte da vanguarda e assumir as suas responsabilidades com projetos claros de ação, propondo mudanças e lutando por sua realização, já que o espírito universitário significa ter a motivação e a coragem para mudar sempre, cada vez melhor, e ter também a consistência para não fazer mudanças levianas.”

Prof. Dr. Gregorio Santiago Montes (*1953 – †2003)
Idealizador do Programa Fisiopatologia Experimental