TESTES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS
1) Mais recomendado: Reading Test in English for Candidates for Postgraduate Courses, realizado pela Cultura Inglesa, filial Pinheiros, exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP.
Pontuação mínima: 50 pontos para curso de mestrado: 60 pontos para doutorado
Informações e calendário de provas:
https://www.culturainglesa.com.br/certificados/profic-aplicacao-prova/
Também são aceitos:
2) Tese Prime
Link: http://www.teseprime.org/
Exame TEAP com a seguinte pontuação: aproveitamento de 60% para mestrado e 70% para doutorado.
3) Toefl internet-based Test, com pontuação mínima de 40 pontos para o curso de mestrado e 61 pontos para o curso de Doutorado.
4) Toefl Computer-based Test, com pontuação mínima de 120 pontos para o curso de mestrado e 173 pontos para o curso de Doutorado.
5) Toefl Paper-based Test, com pontuação mínima de 433 pontos para o curso de mestrado e 500 pontos para o curso de Doutorado.
ATENÇÂO – Não é aceito o Toefl Institucional.
6) APT(A) Alumni Proficiency Test, Oral Interview, Translation, realizado pela Associação Alumni exclusivamente para a Faculdade de Medicina da USP, com pontuação mínima de 70 pontos. Este teste não é mais aplicado. São aceitos aqueles já realizados e dentro da validade de 5 anos.
7) Excepcionalmente e mediante justificativa, com aprovação da CPG, os candidatos poderão se submeter ao exame de língua inglesa durante o processo seletivo. Neste exame, a avaliação da proficiência será realizada por uma banca composta por 2 (dois) membros nomeados pela CCP.
Para o Mestrado, o exame constará da tradução de um texto em inglês para o português com o auxílio de dicionário, seguida de uma avaliação de compreensão de texto em inglês.
Para o Doutorado, o exame constará da redação de um resumo em inglês a partir de um texto em português, com o auxílio de dicionário, seguido de uma avaliação de compreensão de texto em inglês.
PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Aos alunos estrangeiros não será exigida a proficiência em língua portuguesa.