GEBRICS Lança Edital de Seleção de Novos Membros

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO – SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS (2024)

São Paulo, 26 de janeiro de 2024.

O Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Direito Internacional, coordenado pelo Professor Doutor Paulo Borba Casella. O GEBRICS tem como objetivo a realização de estudos, pesquisas e eventos sobre o agrupamento BRICS – acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Embora grande parte dos seus membros esteja ligada à área jurídica, o grupo de pesquisa é aberto à toda comunidade acadêmica, abarcando diversas áreas do conhecimento, com foco nas áreas de segurança internacional, direitos humanos, energia, gênero, educação, comércio internacional, arbitragem, desenvolvimento sustentável, dentre outras.

1. OBJETIVO
Por meio de sua resolução de n.º 01/2024/GEBRICS a presente chamada tem por objetivo selecionar interessados para fazer parte do corpo de Membros-Pesquisadores do Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS).

2. QUANTIDADE DE VAGAS E DURAÇÃO

Ao tornar público o edital de abertura do processo seletivo, serão selecionados até dez (10) novos Membros-Pesquisadores – nacionais ou estrangeiros – para as atividades realizadas pelo grupo de pesquisa no ano de 2024, desde que vinculados a algum dos países do BRICS+. O Grupo reserva-se o direito de selecionar menos candidatos que o número de vagas previstas. A permanência dos Membros-Pesquisadores não possui data de encerramento, salvo casos em que o próprio Membro-Pesquisador peça licença do GEBRICS ou caso o Membro-Pesquisador falte com as obrigações dos Membros-Pesquisadores do GEBRICS, descritas neste edital.

3. OBRIGAÇÕES DOS MEMBROS-PESQUISADORES DO GEBRICS

I. Compromisso com a produção acadêmica do GEBRICS – publicação de artigos de opinião para alimentar o site do grupo (https://sites.usp.br/gebrics/) e, quando possível, em revistas e periódicos;
II. Participação nas reuniões virtuais ou híbridas do GEBRICS com frequência de, no mínimo, 70% das reuniões, conforme calendário em anexo. O Membro-Pesquisador que se ausentar de três reuniões consecutivas sem prover justificativa será desligado do grupo sem necessidade de formação de comissão avaliativa. No meio do ano letivo, haverá uma avaliação parcial para conceder feedback para todos os membros;
III. Promover a exposição do GEBRICS em eventos de países BRICS;
IV. Contribuição em atividades administrativas do grupo – elaboração de materiais para fins de publicidade do GEBRICS, organização de eventos do grupo, entre outros;
V. Participação em comissões especiais – temáticas de interesse do BRICS.

4. ENVIO DAS CANDIDATURAS

As inscrições terão início a partir da data de publicação deste edital e deverão ser realizadas, impreterivelmente, até o dia 19 de fevereiro de 2024 às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), por meio do preenchimento do formulário disponível através do link: https://forms.gle/ZrMgxCUD93LKP8eeA. Pedimos encarecidamente que os documentos anexados estejam em formato PDF e nomeados com o primeiro nome e sobrenome do candidato, bem como o ano da inscrição e o tipo de documento (Lattes, Motivação ou Redação) – por exemplo NomeSobrenome2024-Lattes.pdf ou EduardoSilva2024-Motivacao.pdf ou MariaBorges2024-Redacao.

5. CRONOGRAMA

EVENTOS DATAS

Início do envio de candidaturas:26 de janeiro de 2024
Data limite para submissão das candidaturas: 19 de fevereiro de 2024
Divulgação do resultado por meio do e-mail oficial do GEBRICS e redes sociais: 29 de fevereiro de 2024

As solicitações devem ser enviadas ao GEBRICS através do formulário até 23h59min. (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, na data limite para submissão das candidaturas. Recomendamos o envio das candidaturas com antecedência, o GEBRICS não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos. Possíveis alterações na data de divulgação do resultado decorrente do número excessivo de inscritos serão oportunamente divulgadas.

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Os candidatos serão avaliados com base no currículo lattes e nas respostas ao formulário de inscrição. Servirão como critérios de desempate a existência de vínculo com a Universidade de São Paulo, bem como a autodeclaração de pertencimento a minorias sociais. Caso entenda necessária, a Comissão de Seleção realizará uma entrevista com os pré-selecionados 5 dias antes da divulgação do resultado final. As entrevistas serão realizadas virtualmente.

7. OUTRAS INFORMAÇÕES
Quaisquer dúvidas favor encaminhar ao e-mail usp.gebrics@gmail.com

ANEXO 1 – CALENDÁRIO PROVISÓRIO DE ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE DO GEBRICS-USP

Ressalta-se que as reuniões serão conduzidas majoritariamente no formato virtual, com possibilidade de realização de reuniões híbridas (presencial em São Paulo-SP e participação online de pesquisadores residentes em outras localidades).