Nota de Repúdio do GEBRICS/USP – Relações Brasil-China.

O Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo vem a público repudiar quaisquer manifestações que possam ocasionar uma crise diplomática entre a República Federativa do Brasil e a República Popular da China, por ocasião da pandemia que a humanidade enfrenta.
Compartilhamos a visão de que o momento crítico deve ser resolvido reforçando-se os laços de amizade e intensificando a cooperação entre os países nos campos científico, financeiro, humanitário e todos os que se fizerem necessários para a contenção do sofrimento humano. Não é momento de criar barreiras ou empecilhos entre as nações, mas de promover a solidariedade.
Acreditamos que a pandemia só pode ser resolvida por meio do esforço conjunto entre as nações e que atitudes hostis, neste momento, apenas agravam o problema.
Alertamos que declarações impulsivas atribuindo culpa pela pandemia não são benéficas, estigmatizam e podem provocar ruído diplomático insuperável.
Lembramos que a Organização Mundial da Saúde criticou visões que atribuíssem à China a culpa pela pandemia, já que doenças podem circular pelo mundo tendo qualquer país como origem.
Destacamos que ambos os países estão envidando esforços para desenvolvimento de tratamentos, vacinas e todas as medidas possíveis para a superação do problema.
Reiteramos nosso comprometimento acadêmico, presente desde o início de nossas atividades, no sentido de aproximar os países que compõem o grupo dos BRICS e não concordamos com declarações que possam minar seu entendimento conjunto.
Por isso, o GEBRICS/USP conclama a todos para que tenham calma e evitem posturas discriminatórias ou ofensivas dirigidas a nações amigas.

Grupo de Estudo sobre os BRICS,