O Grupo de Estudos e Intervenções SocioAmbientais – GEISA – é um grupo de extensão universitária formado majoritariamente por alunos do curso de engenharia ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Esse coletivo nasceu em 2009, a partir dos anseios dos estudantes em contribuir para um mundo mais socialmente justo e ambientalmente sustentável. O principal objetivo do grupo desde sua formação é explorar os diferentes caminhos que a universidade pode possibilitar, por meio da extensão universitária (um dos três pilares da universidade, junto com o ensino e a pesquisa).
E, falando em extensão universitária, uma das maiores inspirações para o grupo é o educador brasileiro Paulo Freire, justamente por isso o grupo se propõe a realizar ações que não se limitam a ações pontuais e isoladas, além disso, acreditamos na função social da universidade que deve superar a distância entre os “muros” desta e a sociedade, na verdade, acreditamos que estes “muros” nem mesmo deveriam existir. Temos muito o que aprender com a sabedoria popular e também podemos contribuir com esta, é uma via de mão dupla!
Nós somos um grupo aberto e horizontal, ou seja, não há cargos. Buscamos sempre em nossas ações valorizar a organicidade entre os membros e todos tem voz e vez, uma vez que acreditamos que a construção coletiva é a que pode trazer verdadeiro impacto socioambiental para as nossas ações.
Atuando dentro e fora do Campus, já realizamos projetos de compostagem dos resíduos do restaurante universitário da área 2 do Campus USP São Carlos, aplicações de tecnologias sociais em um assentamento rural, além de realizar atividades de educação ambiental na escola estadual Bento da Silva César, entre outros projetos. Buscamos, também, sempre promover debates e grupos de estudos sobre temáticas atuais, como educação popular, agroecologia e tecnologias sociais.
Por fim, acreditamos sem ressalvas que a ponte bem movimentada que deve existir entre a sociedade e a universidade traz não somente ganhos sociais, mas pode nos ajudar a compreender a fundo o mundo complexo e cheio de nuances que atuaremos como profissionais.