II Seminário Linguagens e Discursos Ficcionais de Televisão – Grupo GELiDis

Com apoio do PPGCom/USP, o seminário, organizado pelo Grupo GELiDis-ECA/CNPq, tem como objetivo apresentar e discutir obras de ficção audiovisuais, enfocando-as com base em diferentes temas e perspectivas.  O Seminário via Google Meet nos dias 02 e 09 de junho, às 14h30.

02/06/2020 – 14h30 – Profa. Dra. Giuliana Cassano (PUCP)

Palestra: Amor romântico e melodrama: um olhar para e da novela

Com base na perspectiva de Illouz (2009), que inclui o amor romântico como um campo cultural, buscamos pensar o melodrama como uma encenação da experiência e representação feminina. Nosso olhar enfoca a novela como um produto cultural que torna visível a matriz melodramática, a qual possibilita refletir sobre as representações femininas que nos falam de nosso cenário contemporâneo.

Giuliana Cassano é doutora em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, obteve seu doutorado investigando as representações femininas no melodrama televisivo do século XXI no Peru. É professora de Teorias da Comunicação e Meios Audiovisuais da Faculdade de Ciências da Comunicação e Artes da PUCP. Sua pesquisa se dedica ao estudo das representações em produtos audiovisuais na perspectiva dos Estudos de Gênero. É coordenadora do OBITEL-Peru e pesquisadora do Grupo Observatório Audiovisual Peruano.

Mediação: Profa. Maria Cristina Palma Mungioli (PPGCom-ECA/USP)

09/06/2020 – 14h30 – Prof. Dr. Christian Pelegrini (UFJF)

Palestra: Desenvolvimento de personagens em audiovisual: uma perspectiva narratológica transmidiática

Assumindo a perspectiva de uma narratologia transmidiática conforme a postula Jan Nöel Thon, buscamos refletir sobre as contingências da criação e do desenvolvimento de personagens. Assumindo os elementos que são comuns a todo e qualquer personagem, propomos alguns apontamentos sobre como tais elementos são condicionados por fatores midiáticos, industriais e/ou históricos implicando configurações estéticas distintas.

Christian Hugo Pelegrini é professor do curso de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduado Rádio e TV pela UNESP de Bauru, fez Doutorado na ECA-USP pesquisando as implicações da enunciação audiovisual em sitcoms de câmera única. Tem se dedicado ao estudo de narrativas seriadas, comédia, história e estética do audiovisual. É pesquisador do ENTELAS- Grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de culturas e telas (UFJF) e do  Grupo GELiDiS – Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (ECA/USP).

Mediação: Profa. Maria Cristina Palma Mungioli (PPGCom-ECA/USP)

Público

O Seminário é aberto a estudantes do PPGCom/USP e aos demais interessados nos temas em debate.

Inscrições:

As inscrições poderão ser feitas por meio do formulário disponível em:

Certificados e Contato

Os/As participantes receberão certificado de assistência.

Contato: gelidis.usp@gmail.com