Membros

Maria Cristina Palma Mungioli (líder do grupo)

Professora Doutora da Escola de Comunicações e Artes - USP. Graduação e licenciatura em Letras (FFLCH|USP), graduação e licenciatura em Pedagogia pela (FE|USP), Mestrado em Educação (FEUSP) e Doutorado em Ciências da Comunicação (ECA|USP). Estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris 3) com bolsa FAPESP (2016). Coordenadora do GI Ficção Televisiva e Narrativa Transmedia nos Congressos 2014 (Lima, Peru) e 2016 (Cidade do México) da ALAIC (Associação Latino-americana de Investigadores da Comunicação).Coordenadora do GP Ficção Seriada da Intercom de 2011 a 2014. Editora adjunta da Revista ALAIC.
Christian Pelegrini

Christian Hugo Pelegrini é Doutor em Meios e Processos Audiovisuais  (ECA|USP). Professor adjunto do curso de Cinema e Audiovisual no Instituto de Artes e Design na Universidade Federal de Juiz de Fora. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens. Pesquisa História e Estética da Televisão, com ênfase em programas de narrativa seriada, estética narrativa e aspecto gerais de narratologia.
Daniela Jakubaszko

Docente da Escola da Indústria Criativa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul desde 2013. Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação (ECA|USP); Graduada em Linguística e Português (FFLCH|USP); Especialização em Psicologia (USCS). A telenovela brasileira é objeto de estudo desde 1998, sendo observada a partir do diálogo entre os estudos da linguagem, do discurso, da comunicação e da cultura. Pesquisadora do GELiDis desde 2016 e Membro do Comitê de Ética da USCS (CEP-USCS) desde 2020.
João Nemi Neto

Doutor em Línguas e Literaturas Hispânicas e Luso-Brasileiras pelo Graduate Center/ CUNY em Nova York. Atualmente é professor de Português (Lecturer in Portuguese) do Departamento de Latin American and Iberian Cultures da Columbia University também em Nova York onde ensina cursos de língua e cultura. Sua pesquisa envolve pedagogia queer e a população LGBTQAI na educação.
CartazFlavia Suzue

Doutora em Ciências da Comunicação (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e mestra em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Graduada em Comunicação Social, Jornalismo (Universidade Católica de Pernambuco) e especialista em Roteiro para Cinema e Televisão (Universidade Estácio de Sá). Experiência de vinte anos em projetos audiovisuais, como roteirista, pesquisadora ou produtora de arte para televisão, cinema, publicidade, institucionais e educativos. Ministra cursos de comunicação e audiovisual e desenvolve design instrucional e conteúdo para EAD. É pesquisadora do GELiDis(CNPq/ECA-USP) e se dedica aos estudos de narrativas, discursos e linguagens, com especial interesse em ficção seriada para televisão (broadcast, TV paga e streaming), além de regulação e mercado da produção audiovisual independente.
Helen Suzuki

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP), com Bolsa Capes Doutorado Sanduíche na Universidade de Shizuoka (Japão). Mestre pela USP, com pesquisa vinculada na pós-graduação da Universidade de Estudos Estrangeiros de Kyoto (Japão). Atualmenre é docente na Universidade Anhembi Morumbi (UAM-SP) e coordena a Editora Extensão (UAM-VO) e a agência de comunicação experimental Agcom Paulista (UAM-PA). Possui especialização em Pesquisa de Mercado em Comunicações (ECA-USP) e, em Arquitetura da Informação (FIT-SP). Desenvolveu projetos de TV Interativa na SKY do Brasil, projetos de Educação Corporativa para Petrobrás (PUC-SP) e projetos na área de Game Based Learning. Foi coordenadora na Fapcom, e docente na pós-graduação do Senac. É pesquisadora do grupo GELiDis (CNPq/ECA-USP) e atua nos temas: ficção seriada, discursos e linguagens, narrativas e identidades, relação intergeracional e imigrantes brasileiros no Japão.
Lizbeth Kanyat

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM (2014), com estágio de pesquisa no Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (CIESPAL), em Quito - Equador. Possui graduação em Publicidade e Propaganda e especialização em Docência Universitária pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2009 e 2011). Também atua como professora dos cursos de Publicidade, Jornalismo e Rádio e Televisão no UNASP. É pesquisadora do Grupo de Estudos Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação - GELiDis (CNPq/ECA-USP) e coordenadora do grupo do Coletivo de Investigação em Narrativas e Estéticas - CINE (CNPq/UNASP). Os seus principais interesses de estudo: comunicação e consumo; processos de recepção e atribuição de sentidos; e narrativas televisivas. Tem experiência profissional na gestão de cursos de graduação e em agências de publicidade.
Paola Prandini

Paola Prandini é Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Jornalismo, pela Faculdade Cásper Líbero, no Brasil. Durante o doutoramento, foi Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora e diretora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), além de pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) e do GELiDiS - Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação, ambos da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa”, publicado pela Selo Negro Edições (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida”, editado pela Letramento (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012) e cotradutora de “Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade”, publicado pela Editora Vozes (2014). Consultora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2009, com foco na formação de educadoras e de educadores nas áreas de Cinema, de Educomunicação e de Equidade Étnico-Racial e de Gênero. Coordenadora de Projetos em Comunicação, Educação e Gênero na organização Mukadzi, em Maputo, tendo também atuado junto ao Cine-Teatro Scala e ao Projeto “Resistência e Afirmação Cultural”, cosubsidiado pela União Europeia e pelo Instituto Camões, idealizado pela Associação Cultural Scala de Moçambique.
Rosana Mauro

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA, USP. Especialista em Comunicação Organizacional pela Faculdade Cásper Líbero. Formada em Jornalismo pela UMESP, Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, onde também é professora substituta.
Tomaz Penner

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre pela mesma instituição. Pesquisador dedicado aos temas digitais, especificamente sobre marketing, consumo cultural e teorias da comunicação. Realizou estágio doutoral na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos). Já participou de redes de pesquisa internacionais, em parcerias com empresas como Globo e IBOPE. Atualmente, é professor no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (GELiDis - ECA/USP)
Luciano Teixeira de Paula

Jornalista com estudos voltados à imigração e construção do real na telenovela, alteridades, comunicação de conflitos, mediação da paz e (in)visibilidades na ficção seriada e jornalismo. É doutorando em Ciências da Comunicação na ECA/USP, mestre em Comunicação e Identidades pela UFJF e especialista em Comunicação de Conflitos pela Universidade Autônoma de Barcelona. Foi repórter da TV Globo e trainee da Folha de S. Paulo. Atualmente é editor de LexLatin, portal de notícias de Londres voltado para a América Latina.
Claudinei Lopes Junior 
Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Média e Sociedade (2019) pelo Instituto Politécnico de Portalegre e bacharel em Comunicação Organizacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2020). Tem interesse em pesquisa na área de Comunicação, com ênfase nos assuntos referentes à imagem e às narrativas (Fotografia, Cinema, Televisão, Animação e Publicidade), Estudos de Gênero, Estudos Feministas, Estudos Queer e Estudos Decoloniais.
Analu Bernasconi Arab 
Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, trabalha atualmente na pesquisa sobre as comunidades de fãs no Facebook da telenovela Pantanal. Mestra em Imagem e Som pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos, com a dissertação intitulada “Fã-ativismo na telenovela Em Família”. Graduada em Relações Públicas na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista. Possui como áreas de interesse para pesquisa Cultura de Fãs, estudos de Recepção, Ficção Televisiva e Produção Midiática para Multiplataformas.
Ligia Prezia Lemos
Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP, com Pós-Doutorado sobre a expansão da ficção televisiva brasileira na TV Paga e em plataformas de streaming. Especialista em Gestão da Comunicação, atualmente é Vice-Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ficção Televisiva Seriada da Intercom. Tem experiência nas áreas de Artes e Comunicação, como Roteirista, Atriz e Produtora de Conteúdo. Formada pela Escola de Arte Dramática, ECA-USP, é graduada em Arte Educação pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pesquisa linguagem, discurso, estudos de fãs, representações, narrativas transmídia, streaming. Objetos de estudo: ficção televisiva (do Brasil e do leste e sudeste da Ásia), roteiro audiovisual, TV paga e VoD. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Análise de Produtos Audiovisuais, UNIP.
Michele Marques Pereira
Doutoranda e Mestra em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Especialista em Educomunicação: Comunicação, Mídias e Educação pela ECA/USP. Dedica suas pesquisas e trabalhos às inter-relações entre infâncias, produção visual, audiovisual e educomunicação, observando suas potencialidades como meio de comunicação, expressão e reflexão sobre, com e das crianças. Diretora de Assuntos Profissionais e Formação Continuada da ABPEducom. Formada em Documentário e Produção Executiva para Cinema e Televisão pela Academia Internacional de Cinema, em Produção Audiovisual Infantil de Qualidade pelo ComKids e em Fotografia. Investiga no doutorado "Retratos sobre infâncias nas produções nacionais audiovisuais seriadas no Brasil para crianças".