Cronograma de atividades

ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE DE 2025

Encontros às SEXTAS-FEIRAS, conforme o cronograma.
No horário das 8h30 às 11h, virtualmente pelo link do meet.

OS TEXTOS ESTÃO DISPONIBILIZADOS EM NOSSO DRIVE!

MARÇO/2024

14/03/2025- Online 

 Início do Semestre. Apresentação dos Participantes. Discussão do
Cronograma Gepefor-2025

 28/03/2025 – Online 

TEMA 1: A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO COMO CAMPO.

Texto 1. GOERGEN, Pedro. EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: novas perspectivas. Revista
Exitus, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e020155, 2021. DOI: 10.24065/2237- 460.2021v11n1ID1565.
Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1565. Acesso em: 15 mar. 2025.

Coordenação: Profª Drª Maria Auxiliadora de Resende Braga Marques (Pesquisadora)

Texto 2: DALBOSCO, Claudio A. PINO, Ivany Rodrigues. ZUIN, Antônio Álvaro Soares, et al.
FORMAÇÃO GERAL (ALLGEMEINE BILDUNG): EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DEMOCRÁTICA. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e294096, 2025. (Editorial)

Coordenação: Profª Drª Noeli Prestes Padilha Rivas (Pesquisadora)

 11/04/2025 – Online 

Texto 3. GARDUÑOI, José María García. HONORATOII, Rafael Ferreira de Souza. Processos de hibridização curricular e pedagógica na Ibero-América. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-22, 2024. http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum

Coordenação: Daniela Schiabel (Doutoranda do PPGEDU/FFCLRP)

2º MOMENTO- Apresentação do Relatório Parcial do Projeto de Iniciação Científica (PUB): “Programa de Formação de Professores e Professoras da Universidade de São Paulo: Contributos e desafios”. 

Desenvolvido por: Olinda Ignêz Ullian Federman (Pesquisadora Iniciação Científica/Curso de Pedagogia)

 09/05/2025 – Online 

Texto 6 BALL, Stephen J. Intelectuais ou técnicos? O papel indispensável da teoria nos
estudos educacionais. In: BALL, S.J. & MAINARDES, J. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez. 2011.

Coordenação: Sidney Miotti (Pesquisador)

2º MOMENTO – Apresentação de Projetos e relatórios dos orientandos e pesquisadores do Gepefor:  “A atuação do/da professor/a como um/uma intelectual revolucionário/a: a importância da formação docente na perspectiva da emancipação.” (Apresentação –
Metodologia de Pesquisa de seu Projeto)

Desenvolvido por Ligia Bruna Gonçalves Vargas (Doutoranda do PPGEDU/FFCLRP)

23/05/2025 – ONLINE

Texto 7. MACEDO, Elizabeth. Políticas curriculares: globais e locais. In: BALL, S.J. & MAINARDES, J. Pesquisa em Políticas Educacionais: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez Editora, p.81-112, 2024.

Coordenação: Inês Aparecida Bolandin Marcomini (Pesquisadora/ Egressa do
PPGEDU/FFCLRP e Pamela dos Santos ( Estudante)

2º MOMENTO: Apresentação de Projeto de Doutorado do Gepefor: “PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: Desafios e Conquistas na Formação Continuada de Professores do Ensino Superior – Desenvolvido por:  Nathana Maria Carvalho Lopes (Professora e Egressa do PPGEDU/FFCLRP)

30/05/2025 – ONLINE

Texto 8. GAMBOA, Silvio Sánchez. Projetos de pesquisa, fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas: a dialética entre perguntas e respostas. Chapecó, SC: Argos, 2013.
Disponível em; https://issuu.com/argoseditora/docs/trecho_cortesia_projetos_de_pesquis_fc0ea9c3adf4c1

Coordenação: Flávia Pinheiro da Silva Colombini (Doutoranda do PPGEDU/FFCLRP) e
Carla Bortolini (Pesquisadora)

2º MOMENTO:  Apresentação de Projetos e relatórios dos orientandos e pesquisadores do Gepefor: Rodada dos referenciais metodológicos de todos os projetos.

Coordenação: TODOS

 

TEMA 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E
EDUCAÇÃO SUPERIOR: POLÍTICAS E CURRÍCULO

JUNHO/2025

06/06/2025 – ONLINE

Texto 9. IMBERNÓN, Franciso Muñoz. Formação de professores e políticas educacionais Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 22, p. 1-18, 2024.
http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum.

Coordenação: Profa. Dra. Marília Ferranti Marques Scorzoni (Pesquisadora e egressa do PPGEDU/FFCLRP).

20/06/2025 – ONLINE

Texto 10. ROCHA, Diego Tadeu de Oliveira Rocha. COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti. ECO “CONTEUDISTA”: O discurso neoliberal em contraposição a prioridade do conteúdo escolar na pedagogia histórico-crítica. Rev. HISTEDBR On-line Campinas, SP v.22 1-19 e 022009, 2022.

Coordenação: Mariana Melo (Pesquisadora) e Olinda Ignez Ullian Federman (Pesquisadora da Iniciação Científica/Curso de Pedagogia)

2º MOMENTO: – Apresentação de Projeto de Doutorado da orientandas e pesquisadoras do Gepefor: Relatório de Pesquisa – “A Pedagogia nos Institutos Federais de Ensino Superior – IFES: A profissionalidade e desafios curriculares” – Desenvolvido por : Juliana Pereira Zorzin Silva (Doutoranda do PPGEDU/FFCLRP)

04/07/2025- ONLINE

Texto 11. OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação da profissão docente no contexto da nova gestão pública na América Latina. Rev. FAEEBA – Ed. e Contemp., Salvador, v. 27, n. 53, p. 43-59, set./dez. 2018. 

Coordenação: Lígia Bruna Gonçalves Vargas (Doutoranda do PPGEDU/FFCLRP) e Nathana Maria Carvalho Lopes (Professora e Egressa do PPGEDU/FFCLRP)