O que é o GEPEFOR?
GEPEFOR é o Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo!

Um grupo certificado pelo CNPq formado por professores pesquisadores da Universidade de São Paulo, estudantes de Pós-Graduação e Graduação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), e demais pesquisadores oriundos de Instituições de Ensino Superior de Ribeirão Preto.
Tem por objetivo investigar os processos de formação para a docência na Educação Superior sob a ótica dos saberes curriculares e pedagógicos, no âmbito da didática e do currículo, nos cursos de licenciatura e nos programas de pós-graduação (stricto sensu) de forma a propiciar maior integração entre ensino, pesquisa e extensão.
O GEPEFOR entende que o foco da formação de professores não está restrito apenas ao pensar e discutir o currículo e as práticas pedagógicas implícitas, mas incluem a reflexão e a compreensão da problemática docente, as políticas de formação e da organização dos currículos. Enfim, compreender a formação de maneira mais ampla e crítica, com objetivo de avançar no campo de estudos e pesquisa na formação de professores.

Os estudos acerca de currículo e formação de professores concentram-se em duas linhas de pesquisa:

  1. Formação de Professores para a Educação Superior
    Objetivo: Investigar a formação de professores para a Educação Superior, seja por meio dos Cursos de licenciatura, ou dos alunos pós-graduandos no que concerne aos saberes pedagógicos necessários para o exercício da docência.
    Grande área: Ciências Humanas / Setores de atividade: Educação / Palavras-chave: formação de professores; currículo; educação superior; pedagogia universitária; saberes pedagógicos; pedagogia.
  2. Políticas Curriculares para a formação de professores: Educação Superior e Cursos de Licenciatura
    Objetivo: Investigar no âmbito da pós-graduação e graduação as políticas curriculares que dizem respeito a formação de professores que atuam na Educação Superior (saberes pedagógicos ) e Cursos de Licenciatura (Projetos pedagógicos).
    Grande área: Ciências Humanas / Setores de atividade: Educação / Palavras-chave: formação de professores; currículo; saberes pedagógicos; pedagogia universitária; formação continuada; Cursos de Licenciatura.

Nesta linhas são desenvolvidas pesquisas sobre: Políticas Curriculares para a Educação Básica e para a Educação Superior; o Programa de Formação de Professores (PFP/USP); o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE); o Professor Iniciante; a Formação de Professores para o Ensino Superior; a Pedagogia Universitária; o Estágio Curricular; dentre outros temas chave.

Conheça um pouco mais sobre o GEPEFOR e suas pesquisas a partir de nosso e-book “Diálogos sobre formação de professores e currículo no ensino superior e na educação básica”, organizado por Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin-Franchi, Glaucia Maria da Silva Degrève e Noeli Prestes Padilha Rivas, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP.

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Descrição: A formação deve estimular uma perspectiva crítico-reflexiva, que forneça aos professores os meios de um pensamento autónomo e que facilite as dinâmicas de autoformação participada. Estar em formação implica um investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e os projectos próprios, com vista à construção de uma identidade, que é também uma identidade profissional. O professor é a pessoa. E uma parte importante da pessoa é o professor (…). Urge por isso (re)encontrar espaços de interacção entre as dimensões pessoais e profissionais, permitindo aos professores apropriar-se dos seus processos de formação e dar-lhes um sentido no quadro das suas histórias de vida. A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal.