“PEDAGOGAS E PEDAGOGOS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: IDENTIDADE PROFISSIONAL EM CONSTRUÇÃO”
(2021 – Atual)
Resumo:
Esta pesquisa propõe investigar questões relacionadas com a construção da identidade profissional das pedagogas e pedagogos que atuam nas Universidades Federais Brasileiras. O objetivo geral da pesquisa é compreender a construção da identidade profissional das pedagogas e pedagogos que trabalham na Educação Superior, buscando identificar as funções atribuídas a partir dos editais de contratação dos anos 2010 a 2015; caracterizar sua atuação; analisar a formação acadêmica e identificar elementos que contribuem para a construção da identidade profissional destas(es) pedagogas(os). O conceito de identidade profissional aqui empregado tem como característica remeter as representações sociais e construções históricas que esta exerce no desenvolvimento das ações diárias da pedagoga e do pedagogo nos espaços de sua atuação. A fundamentação teórica da pesquisa terá embasamento nas discussões sobre a universidade brasileira, seu histórico e contexto atual, formação de professores e pedagogos no Brasil e a pedagogia universitária. O conceito de identidade profissional usado advém dos escritos de Dubar (2007). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, orientada por uma abordagem dialética, por meio da metodologia da Análise de Conteúdo, valendo-se da análise dos editais de contratação, questionários autoaplicáveis e entrevistas semiestruturadas.
Palavras-chave: Identidade profissional do pedagogo. Educação Superior. Assessoria pedagógica Universitária. Formação do pedagogo.
Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Marcia Mendes Ruiz Cantano.
“FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO: OS PROGRAMAS E AS PROPOSTAS FORMATIVAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA”
(2020 – Atual)
Resumo:
A formação para a docência universitária, no âmbito da pós-graduação, revela fragilidades e enfrenta desafios que decorrem, dentre outros, da ausência de políticas educacionais e amparo legal que legitimem as ações e programas formativos compatíveis com a complexidade do exercício da docência no ensino superior. Os programas e ações formativas estão, assim, sujeitos às iniciativas institucionais que imprimem em suas propostas, interpretações e concepções próprias acerca da docência. Nesse contexto, o objetivo da presente proposta é investigar e analisar os programas e iniciativas institucionais de formação para a docência universitária no âmbito da pós-graduação a partir da perspectiva dos membros da Comissão de Formação Didático Pedagógica da Pró- Reitoria de Pós-Graduação (PRPG-USP), da Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de ensino (PAE) e de seus respectivos docentes. O percurso metodológico é de natureza qualitativa de cunho descritivo-exploratório que propõe enquanto técnica para coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Constitui-se, assim, como corpus de análise as Diretrizes, Circulares, Portarias e Editais referentes aos programas institucionais ofertados na Universidade de São Paulo (USP), bem como os dados coletados por meio da entrevista semiestruturada com os diferentes interlocutores dos programas institucionais de formação docente. Para realizar a análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo na modalidade temática (MINAYO, 2014; BARDIN, 2016). Espera-se contribuir com a produção de conhecimento acerca da formação docente no âmbito da Pós-graduação, apontando as concepções e motivações políticas e institucionais que sustentam as diferentes e distintas propostas de formação.
Palavras-chave: Formação do professor universitário. Programas institucionais de formação docente. Docência Universitária.
Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Marilia Ferranti Marques Scorzoni.
“DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PEDAGOGOS ESCOLARES NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA EM REDES MUNICPAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO”
(2021 – Atual)
Resumo:
Esta pesquisa propõe o universo profissional de pedagogos que atuam como coordenadores pedagógicos das escolas públicas municipais em dezesseis cidades do estado de São Paulo. O objetivo é compreender o desenvolvimento profissional dos pedagogos escolares enquanto coordenadores pedagógicos, que trabalham nas escolas de anos iniciais do ensino fundamental nas redes municipais de ensino dessas cidades. Pinto (2006) denomina como pedagogo escolar, o profissional da educação formado em Pedagogia que atua na escola, não como docente, mas desempenhando funções administrativas e de gestão, entre eles, o coordenador pedagógico. Este atua na gestão pedagógica da escola, mediando os processos de ensino e aprendizagem, assessorando diretamente o trabalho do professor e fomentando a formação continuada em serviço dos docentes. Soma-se a isso outras variadas funções e atribuições que são desempenhadas a partir da dinâmica escolar. O referencial teórico é formado por Pinto, Saviani, Libâneo, Pimenta, Placco, Domingues, Day, Oliveira-Formosinho, Marcelo Garcia, Pryjma e Nóvoa. A pesquisa será de caráter qualitativo, sendo uma parte bibliográfica e documental, mas também haverá pesquisa de campo. Como amostragem, serão selecionadas uma cidade representante de cada uma das 16 regiões administrativas do estado de São Paulo, onde existe o cargo efetivo de coordenador pedagógico, provido por concurso público, assim como suas respectivas secretarias municipais de educação e os coordenadores pedagógicos que atuam nas escolas destas redes. Os dados sobre as funções e atribuições dos coordenadores serão coletados nas resoluções e normativas dos municípios que regulamentam a profissão em cada rede de ensino. Posteriormente, será aplicado questionário e entrevista aos coordenadores pedagógicos a fim de compreender a perspectiva destes profissionais, enquanto sujeitos epistemológicos da pesquisa, em relação ao seu próprio desenvolvimento profissional e os elementos que o constituem. A análise dos dados seguirá a metodologia da Análise de Conteúdo, pautada por uma abordagem dialética. Por fim, pretendemos contribuir teoricamente para a transformação da formação inicial dos pedagogos escolares, para que possam colaborar efetivamente com o processo de ensino e aprendizagem que ocorre na escola.
Palavras-chave: Coordenador pedagógico. Pedagogo escolar. Desenvolvimento profissional. Educação Básica.
Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Flávia Pinheiro da Silva Colombini.
“FORMAÇÃO DO PROFESSOR A DISTÂNCIA: O CURSO DE PEDAGOGIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA VIRTUAL”
(2019 – Atual)
Resumo:
O presente projeto insere-se na temática da formação de professores pela modalidade à distância e propõe como objetivo geral analisar o modelo pedagógico do curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Pública Virtual do estado de São Paulo (UNIVESP). A questão fundante e norteadora da pesquisa é a problematização acerca da qualidade do ensino a distância é instigante para um maior aprofundamento sobre os aspectos formativos que os cursos de Pedagogia na modalidade a distância podem ocasionar. Considera-se a defesa de uma formação inicial consistente no curso de Pedagogia, seja presencial ou a distância, o qual deve investir em sólida formação teórica (nos campos que constituem os saberes específicos da docência), pois esta precisa ser valorizada enquanto atividade intelectual, crítica e reflexiva. A abordagem do trabalho será qualitativa de natureza exploratória (perspectiva dialética) em que, mediante estudo de caso único, pretende-se utilizar questionário, entrevista semiestruturada e visita em polos de apoio presencial. A pesquisa documental terá como propósito a busca e análise dos dispositivos legais relacionados a Educação a Distância (EaD) no Brasil e à UNIVESP, bem como Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Pedagogia. A partir da organização do referido curso da UNIVESP e dos diferentes profissionais envolvidos nesse processo de formação, via modalidade EaD em uma universidade pública, pretende-se compreender a complexidade do campo da formação de professores a partir da oferta a distância.
Palavras-chave: Curso de Pedagogia. Formação didático-pedagógica. Universidade Pública. Educação a Distância.
Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Yuna Lélis Beleza Lopez.