Mestrado

“O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA NO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES SUPERVISORES”
(2021 – Atual)

Resumo:

O projeto de pesquisa “O Estágio Supervisionado em Docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da Universidade de São Paulo (USP) na perspectiva dos professores supervisores”, tem por objetivo analisar a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do PAE para a formação dos pós-graduandos na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), a partir dos professores supervisores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, que tem como corpus as normativas do PAE/USP e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e entrevistas com os professores supervisores do Estágio Supervisionado em Docência da FFCLRP.. Os dados serão trabalhados utilizando-se a análise documental e análise de conteúdo. A problemática desta investigação justifica-se diante da ênfase dada aos Programas de Pós-Graduação na formação do pesquisador, tendo em vista os limites da formação do professor universitário, indaga-se a respeito da preocupação que o professor supervisor do PAE possui em relação a formação pedagógica do pós-graduando. Espera-se contribuir com o campo investigativo da formação pedagógica do professor universitário tendo em vista a mediação e orientação do professor supervisor do Estágio Supervisionado em Docência, considerando o papel que este exerce na formação dos pós-graduandos e sua relação com o trabalho do professor universitário no contexto da sociedade atual.

Palavras-chave: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). Professor-Supervisor. Estágio em Docência.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Julia Barbosa Generoso.

 

“CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: IMPLICAÇÕES POLÍTICAS E CURRICULARES”
(2019 – 2023)

Resumo:

A pesquisa intitulada: Cursos de Licenciatura da Universidade de São Paulo: Implicações Políticas e Curriculares, é designada de um trabalho de mestrado. Tendo em vista que ainda hoje os Cursos de Licenciatura ocupam um espaço muito pequeno na hierarquia científica dentro da Universidade, implicando na sua política de formação e identidade cultural. A formação pedagógica em Cursos de Licenciatura tem sido secundarizada em relação ao conhecimento específico disciplinar, seja do ponto de vista legal, quanto de sua organização pedagógica e curricular, levando em consideração que no Brasil, o modelo dominante dos Cursos de Licenciatura é o de complementar a formação de bacharelado. Seu problema de pesquisa busca compreender como o Programa de Formação de Professores se constituiu em balizador para a elaboração dos Projetos Pedagógicos destes Cursos, considerando o campo epistemológico e os currículos das áreas de Ciências Exatas e da Terra nos Cursos de Licenciatura da USP. Tem como objetivo geral investigar os currículos dos Cursos de Licenciatura na área de Ciências Exatas e da Terra, referente a sua organização na perspectiva do Programa de Formação de Professores da USP. Seus objetivos específicos são: 1. Caracterizar os Cursos de Licenciatura na área de Ciências Exatas e da Terra da Universidade de São Paulo, por meio dos projetos pedagógicos dos cursos. (Essa caracterização diz respeito a: nomenclatura, localização, ano de criação, tempo de integralização, carga horária e número de vagas). 2. Investigar as políticas educacionais de formação de professores, a partir das normativas do Conselho Nacional de Educação (CNE), Resolução CNE/CP nº 1 e 2/2002, e 2/2015 e do Conselho Estadual do Estado de São Paulo (CEE), deliberação nº 111/2012 e 154/2017, cursos específicos de licenciatura. 3. Analisar o currículo dos Cursos para identificar qual a sua relação com o Programa de Formação de Professores – PFP USP em relação aos (princípios, objetivos, estrutura), bem como identificar proximidades, distanciamentos e possíveis inovações. Com o intuito de responder aos objetivos da presente pesquisa, o percurso metodológico abrange uma pesquisa qualitativa através da análise temática de Braune e Clarke (2006), empregando a técnica de análise documental CELLARD (2008) para coletar os dados. Tendo em vista que a pesquisa se encontra em desenvolvimento, no momento não consta resultados.

Palavras-chave: Licenciatura. Matriz Curricular. Currículo. Programa de Formação de Professores. Ciências Exatas e da Terra.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Nayara Raimundo da Silva.

 

“A INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO ARTÍSTICA COM HABILITAÇÃO EM MÚSICA, ORIUNDOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA PAULISTA”
(2017 – 2021)

Resumo:

A pesquisa tem como objetivo investigar a inserção profissional dos egressos do curso de Educação Artística com Habilitação em Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto-USP (FFCLRP/USP), nos períodos de 2014 a 2018, e seu campo de atuação. Fundamenta-se em autores que contribuem no campo da música, no campo de formação de professores e em uma perspectiva de articulação entre o campo epistemológico da educação e o ensino de música. A organização da dissertação foi subdividida em seções, que seguem os movimentos sinfônicos: Introdução, primeiro movimento, segundo movimento, terceiro movimento, quarto movimento e considerações. Trata-se de pesquisa qualitativa, utilizando a análise documental e análise dos resultados. No encaminhamento metodológico os instrumentos de coleta de dados foram: questionário e entrevistas. Os participantes da pesquisa são os egressos de licenciatura de educação artística de uma instituição pública paulista. Os dados apontam que 26,6% dos egressos atuam em instituições púbicas e 73,4% atuam como instrumentista ou na educação não formal. Na educação básica a música pertence as linguagens da Arte, deixando o campo da música muito instável, provocando incerteza quanto a sua profissão professor de música ou professor de Arte. Assim, os egressos procuram o campo de atuação dentro da sua especialidade. Quanto a formação docente, os egressos confirmam a excelência do currículo do curso no campo musical, entretanto no campo da docência em arte na educação básica persiste uma tensão quanto ao currículo e o lugar da música na escola como formação cultural, social do indivíduo e não apenas uma festividade. São necessárias mudanças políticas educacionais para reconhecer o lugar da música e do professor de música na educação, o campo da licenciatura em música continua sem uma identidade própria, faltam pesquisas e é através da universidade no campo da formação docente que encontramos o espaço de resistência e persistência para garantir a qualidade e reconhecimento desse profissional.

Palavras-chave: Currículo. Cursos de licenciatura. Formação de professores de Música. Inserção profissional egressos do curso de Música.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Rejane Aparecida Meneghini Kobori.

 

“A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES COORDENADORES DOS ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE RIBEIRÃO PRETO”
(2018 – 2020)

Resumo:

O referido projeto tem o intuito de responder às seguintes questões como forma de direcionamento da pesquisa: “Em que medida, os processos de ação formativa para os Professores Coordenadores, desencadeados pela Secretaria de Estado da Educação/SP, constituem-se em mobilizadores para a formação continuada, nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo? Como contribuir com a profissionalidade do Professor Coordenador e, por conseguinte, com a qualificação de seu papel de formador, nas ATPCs?”. E através da busca de solução às questões apresentadas acima, será possível refletir sobre o papel de formador do Professor Coordenador, no âmbito da formação continuada, “atitudes e disposições que constituem o profissional” (André, 2006); repensar as práticas de formação continuada; redimensionar as metodologias existentes, assim como a qualidade das intervenções, fundamental para a reflexão da prática colaborativamente.

Palavras-chave: Formação continuada em serviço. Professor coordenador. Profissionalidade do professor coordenador.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas
Desenvolvida por Inês Aparecida Bolandin Marcomini

 

“GESTÃO PEDAGÓGICA EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)”
(2017- 2020)

Resumo:

Esta pesquisa apresenta como tema o Núcleo Docente Estruturante (NDE) como um importante espaço de gestão pedagógica nas Instituições do Ensino Superior. Estudos anteriores apontam que o NDE, normatizado pela Resolução CONAES n. 1/2010 é um instrumento avaliativo para a qualidade do ensino na Educação Superior. O objetivo deste trabalho é compreender a gestão pedagógica a partir da percepção do Núcleo Docente Estruturante em Instituição de Ensino Superior (IES), pública federal e privada de cursos de graduação, na modalidade presencial. O referencial teórico tem como base os estudos sobre Gestão Pedagógica; Currículo; Espaço, Lugar e Território; Estado-avaliador e regulação terceirizada e Projeto Pedagógico de Curso (PPC). A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados Documentos sobre o Núcleo Docente Estruturante acerca das normativas (Parecer, Legislações, Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação e Decretos) e Entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa cinco docentes de duas IES sendo um Instituto Federal de Educação e um Centro Universitário da região de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo (AC) – Análise Temática (AT), pautada em três categorias: Configuração do Núcleo Docente Estruturante como espaço de gestão pedagógica; O Projeto Pedagógico de Curso como atividade fim e outras questões do Núcleo Docente Estruturante e Concepção, impasses e desafios postos ao Núcleo Docente Estruturante. As análises das transcrições evidenciam que o NDE dos cursos de graduação, na perspectiva dos seus participantes, é um dos espaços da Instituição de Ensino Superior que possibilita a gestão pedagógica na medida em que os entrevistados reiteram a importância desse espaço de relações de poder, muitas vezes mediado pelo “trabalho voluntariado” dos docentes. Os resultados apresentam o desconhecimento dos professores/membros do NDE em relação as funções desempenhadas ao Colegiado de Curso, principalmente durante a reformulação do currículo que possibilita discussão sobre a elaboração do PPC no Ensino Superior.

Palavras-chave: Ensino Superior; Gestão Pedagógica; Núcleo Docente Estruturante; Projeto Pedagógico de Curso.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Ariane Pereira Matias.

 

PROFESSORES NO CURSO DE MEDICINA: (DES)CAMINHOS ENTRE A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E A PROFISSIONALIDADE DOCENTE
(2017 – 2019)

Resumo:

A pesquisa intitulada “Professores no Curso de Medicina: (des) caminhos entre a atuação profissional e a profissionalidade docente”, tem como objetivo compreender o processo de profissionalidade docente dos professores que atuam no Curso de Medicina em uma instituição de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo. O referencial teórico possui como base os estudos sobre a profissionalidade docente e a educação superior em Medicina no Brasil. Alguns autores (SACRISTAN, 1995; DUBAR, 1997; CONTRERAS, 2002; BATISTA, 2005; ROLDÃO, 2007; ZABALZA, 2007; CUNHA, 2010; TARDIF, 2016; entre outros) apontam a docência como uma atividade complexa ao enfatizar que, muito mais que um dom, esta exige a constituição de vários saberes para o exercício da sua prática, assinalando assim o papel da instituição de ensino superior no desenvolvimento profissional docente. A metodologia utilizada é a abordagem qualitativa, identificada como um estudo de caso único e tem como corpus o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação de Medicina, o Relatório de Formação Docentes, o Currículo Lattes dos docentes que atuam na instituição e a Entrevista Semiestruturada. Os dados da entrevista foram organizados em uma (01) categoria temática e em quatro (04) dimensões, tendo como tema principal “A Profissionalidade Docente”. Tais dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo. Verificou-se por meio do referencial teórico a evolução do ensino superior no Brasil, as mudanças ocorridas no curso de graduação de Medicina, a relevância da formação profissional docente frente às exigências da profissão, bem como o papel da instituição de ensino no percurso da profissionalização docente. Em relação à instituição investigada constatou-se que os docentes que atuam no Curso de Medicina formam uma equipe multidisciplinar, sendo a maioria do sexo masculino, com formação pósgraduada e com pouca experiência na área docente universitária. Compreendeu-se mediante a análise das entrevistas que a identidade profissional docente dos professores da instituição está em processo de construção, visto que essa profissão docente lhes é percebida somente como atividade secundária, fato que implica em uma visão limitada acerca dos saberes em que essa ocupação se constrói e se desenvolve. Os meios utilizados pelos docentes para a construção dos saberes constitutivos da docência têm sido a prática docente, a atualização e o aperfeiçoamento do conteúdo a serem desenvolvidos no ambiente de ensino, o apoio dos colegas professores e a formação oferecida pela instituição. Foram levantados alguns dilemas e desafios enfrentados pelos docentes da instituição pesquisada, sendo que o ponto mais enunciado pelos professores foi relacionado ao excesso de permissividade destinado aos estudantes, o que implica, segundo os depoimentos, na falta de autonomia docente. Outros dilemas apresentados se referem às questões do pequeno número de docentes na instituição, associado à classes numerosas, e da própria profissão docente diante das exigências que a constitui. No âmbito dessas reflexões, reconhece-se a necessidade de formação docente específica que possa superar o domínio do senso comum diante da exigência dos saberes necessários à constituição da profissionalidade docente, assim como de maior proximidade com a direção institucional para se obter apoio diante dos dilemas apresentados.

Palavras-chave: Curso de medicina; Educação médica; Ensino Superior; Profissionalidade docente.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Rosimeire Ferreira Mendes.

 

“IMPLICAÇÕES DAS NORMATIVAS DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO”
(2017 – 2019)

Resumo:

O modelo atual do curso de Pedagogia foi delineado a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996) e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia (Resolução CNE/CP nº 1/2006). Legalmente ficou definido o papel do pedagogo como o profissional que tem a docência como base de sua formação, estando apto para atuar tanto na Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, quanto na gestão dos processos educativos escolares e não escolares e na produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional. Sendo assim, ficou determinado o papel do pedagogo como o profissional que tem a docência como base de sua formação a qual ocorre principalmente no curso de Pedagogia. A presente pesquisa teve como questão fundante refletir acerca das decorrências dos meios legais do Conselho Estadual de Educação (CEE/SP) nos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo (públicos estaduais). Tendo em vista que o órgão promotor da política do conhecimento oficial é o CEE/SP, questiona-se acerca das (re)formulações curriculares desses cursos de Pedagogia (quem ou o quê define a pauta em Educação?). No entanto, infere-se sobre a configuração das Deliberações do CEE/SP, a qual encaminha os cursos de Pedagogia ao esvaziamento da formação crítica e científica, à dicotomia entre teoria e prática de ensino; à dissociação entre pesquisa e ensino, entre outras determinações. Apesar de as reformulações dos currículos ocorrerem de modo verticalizado por meio das normativas que tendem a seguir orientações de organismos internacionais multilaterais, considera-se que há espaço para debate e disputa, pois o desenho da organização curricular expressa uma intenção educacional. No percurso metodológico, a investigação pautou-se no levantamento bibliográfico que desse suporte para a análise documental, bem como de uma revisão da literatura relacionada à política de formação docente. O estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória por meio de estudos de casos múltiplos e análise de conteúdo dos projetos políticos pedagógicos desses cursos.

Palavras-chave: Dispositivos legais; Curso de pedagogia; Formação profissional docente.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Yuna Lélis Beleza Lopez.

 

“A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES INICIANTES NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO”
(2016 – 2018)

Resumo:

Este estudo insere-se na linha de pesquisa sobre a formação de professores para a Educação Superior e tem como objetivo compreender e analisar como os professores iniciantes configuram as funções de ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis ao processo de profissionalidade docente, na fase inicial da carreira na USP-RP. O tema acerca do professor iniciante no Brasil constitui-se relevante para a compreensão da docência universitária, principalmente na sua fase inicial, tendo em vista a orientação política e ideológica que norteia a educação superior nos dias atuais. A investigação apoia-se principalmente em Dias Sobrinho, Sousa Santos, Cunha, Nóvoa, Zabalza e Huberman. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas; para a interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdoTendo em vista a dimensão dos dados obtidos na fase documental da investigação, optou-se por um recorte, selecionando um professor iniciante por unidade. Os resultados revelam que os professores possuem background na formação específica, ou seja, conhecimento técnico, demonstrando que os mesmos não possuem formação pedagógica para o desempenho das atividades da docência. Os professores iniciantes assinalam em seus depoimentos alguns dos dilemas relacionados à gestão da disciplina em sala de aula, considerando a motivação dos estudantes, a organização do trabalho em classe, relacionamentos interpessoais com os estudantes e com os colegas. Foi relatado pelos professores quanto ao desconhecimento sobre a organização administrativa e acadêmica da universidade, os processos de avaliação docente, bem como as funções referentes ao ensino, pesquisa e extensão, a orientação de estudantes na iniciação científica, e na pós-graduação. O distanciamento de informações sobre o fomento para o financiamento de pesquisas e extensão são expressos como dificuldades enfrentadas pelos professores iniciantes, sendo essas atividades necessárias para a produção científica, inerente a atividade da docência. Estes professores apontam os processos de gestão da universidade pública, a ausência da formação para docência, ser professor e pesquisador, os dilemas em conciliar as funções exigidas para a função docente, necessidade de apoio dos colegas e da instituição como balizadores no âmbito das questões que envolvem o professor iniciante.

Palavras-chave: Educação Superior; Professor universitário iniciante; Profissionalidade docente; Ciclo de vida docente.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Taciana Cardozo Suarez.

 

“PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: ANÁLISE DOS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO”
(2016 – 2018)

Resumo:

A pesquisa enfoca programas institucionais de formação do professor universitário em universidades públicas. Estudos evidenciam a escassez de programas que focalizam a formação pedagógica de professores do Ensino Superior, tendo em vista construção recente do campo epistemológico da Pedagogia Universitária no Brasil. O estudo tem como objetivo investigar programas de Pedagogia Universitária em instituições do ensino superior no país. Fundamenta-se no referencial teórico a universidade pública brasileira, as políticas educativas, a Pedagogia Universitária e os saberes dos professores na construção da identidade docente. Na metodologia utiliza-se abordagem qualitativa, com instrumentos para coleta de dados (pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas) e análise de conteúdo para estudo dos dados. Na pesquisa documental foram reunidos documentos impressos e digitais acerca dos programas de Pedagogia Universitária de cinco instituições públicas de educação superior, representativas de regiões geográficas do Brasil. As entrevistas foram realizadas com membros da equipe coordenadora de cada programa institucional e analisadas a partir da categoria central (Programas de Pedagogia Universitária) e suas dimensões: organização, objetivos, avaliação e desafios. Resultados apontam que os programas ofertam variadas ações voltadas aos seus professores, tais como, seminários de acolhimento, palestras, cursos, disciplinas, grupos de estudo, contemplando temáticas pedagógicas (docência no ensino superior) e instrumentais (orientação sobre a organização administrativa). Os entrevistados apontam como um dos principais desafios conscientizar professores a participar das atividades, fato que pode estar ligado a concepções dicotômicas de ensino e pesquisa, e ao preconceito com a Pedagogia. Assim, observou-se não somente a necessidade de políticas institucionais consistentes, como também incentivos institucionais que dialoguem com seus professores, conscientizando-os a pesquisar e a refletir pedagogicamente sobre sua prática. O campo epistemológico da Pedagogia Universitária concentra-se, prioritariamente, em fortalecer a docência da Educação Superior, valorizando o processo de ensino-aprendizagem e a formação pedagógica profissional.

Palavras-chave: Educação Superior; Formação de professores; Formação pedagógica; Pedagogia Universitária; Programas institucionais de formação.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Nathana Maria Carvalho Lopes.

 

“ESPAÇOS INSTITUCIONAIS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: ANÁLISE DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO”
(2015 – 2017)

Resumo:

Esta pesquisa apresenta o tema da formação de professores para atuar no ensino superior. Estudos apontam que o professor universitário no Brasil não tem recebido a devida formação para a docência pelas universidades ficando sua ação aquém da complexidade exigida para o ensino na Educação Superior. Na Universidade de São Paulo, a formação para a docência ocorre pela via do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE-USP), no qual os pós-graduandos cumprem duas etapas: a preparação pedagógica e o estágio supervisionado em docência. O objetivo deste trabalho é investigar o Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo como espaço institucional de formação de professores para o ensino superior, a partir da perspectiva dos seus egressos, que hoje atuam como docentes em instituições de ensino superior públicas brasileiras. O referencial teórico tem como base estudos sobre a universidade contemporânea, o cenário atual da formação de professores universitários, a docência universitária na perspectiva da complexidade, dos saberes da docência e do desenvolvimento profissional docente. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, sendo utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 14 docentes de IES públicas brasileiras, que realizaram o Programa PAE na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP entre 2005 e 2013. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo Análise Temática, utilizando-se de duas categorias criadas a priori: saberes da docência e desenvolvimento profissional. Os resultados apontam que o Programa PAE, na perspectiva dos seus participantes, possui mais significado na medida em que o estagiário tem maior contato com a prática docente. Os participantes reiteram a importância de espaços e programas para a formação docente para o Ensino Superior, inicial e continuada.

Palavras-chave: Ensino superior; Formação de professores; Programa PAE-USP; Saberes da docência.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Márcia Mendes Ruiz Cantano.

 

“O LUGAR MARGINAL DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR NOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO”
(2015 – 2017)

Resumo:

A discussão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido ampliada na atualidade constituindo-se em um dos temas relevantes para a compreensão do papel do curso de Pedagogia na formação do professor, sendo este curso constituído por legislações e concepções históricas que ora compreendem o pedagogo como especialista que detém os conhecimentos educacionais, ora identificam o pedagogo ligado estreitamente à docência. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar como a temática de EJA tem sido considerada nas propostas curriculares dos cursos de Pedagogia oferecidos pelas universidades públicas no estado de São Paulo. Os pressupostos teóricos, inicialmente, contemplam o campo da educação superior no Brasil que trazem reflexões sobre a história, modelos e problemáticas acerca da universidade brasileira. Posteriormente de pesquisas que apresentam um panorama histórico e legislativo sobre o curso de Pedagogia e a discussão de seu campo epistemológico na problemática sobre a ampliação do que é ser pedagogo no Brasil, além de aspectos importantes referentes à formação de professores e concepções de currículo. Integram-se também aos pressupostos teóricos deste trabalho, a fim de trazer contribuições para a modalidade de EJA, a discussão sobre direito e qualidade na educação básica, assim como investigações sobre a questão da formação inicial de professores para a Educação de Jovens e Adultos, seus dilemas e perspectivas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, sua fundamentação metodológica está embasada na Análise Documental para a coleta e organização dos dados e na Análise de Conteúdo que dão suporte para as análises dos dados. O corpus documental desta pesquisa constitui-se a partir das propostas curriculares dos cursos de Pedagogia das instituições públicas no estado de São Paulo (USP, UNIFESP, UFSCar, UNESP e UNICAMP). Os resultados mostram que o campo da EJA tem lugar na formação do professor por ser contemplada nos cursos de Pedagogia no estado de São Paulo, porém, apesar de estar incorporada nos cursos, ela ocupa um lugar marginal em termos de distribuição de carga horária, articulação do campo nas demais disciplinas do curso, disciplinas de EJA oferecidas de forma optativa e no último semestre do curso, inexistência de estágio, caráter instrumental ou falta de profundidade na área, dispersão na diversificação dos autores da bibliografia trabalhada nos cursos de Pedagogia. Deste modo, apesar das políticas públicas reconhecerem a EJA como direito, esta modalidade ainda é tratada com descuido pelas instituições de educação superior que oferecem formação de professores. Pensar e tomar consciência do campo da Educação de Jovens e Adultos como um campo científico que luta para ter espaço, é também pensar na formação do professor nos cursos de Pedagogia em termos de estruturação do curso, tempo de oferecimento, currículo, tempos e espaços destinados à área.

Palavras-chave: Currículo; Curso de Pedagogia; Educação de Jovens e Adultos; Formação Inicial de Professores.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Karina de Souza Elias.

 

“O PROFESSOR INICIANTE NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE”
(2014 – 2017)

Resumo:

Este estudo teve como objetivo compreender a inserção e a permanência dos professores iniciantes, atuantes em áreas do currículo do Ensino Médio, em quatro escolas estaduais localizadas em Ribeirão Preto, por um período de até três anos. É durante os primeiros anos de docência que os professores constroem sua profissionalidade, isto é, adquirem um repertório de conhecimentos, saberes e fazeres voltados para o exercício da docência. Pesquisas sobre o professor iniciante revelam que são muitos os problemas enfrentados no início de carreira: dificuldade com a indisciplina de alunos, falta de material didático, insegurança com a metodologia. No Ensino Médio as condições são mais precárias, pois, além dessas dificuldades apontadas, exige-se do professor a disponibilidade para atribuição de aulas em diversas turmas e em diferentes escolas para composição de sua carga horária. O aparato teórico que sustenta este trabalho engloba os referenciais de investigação sobre formação de professores como André (2012), Gatti e Barreto (2009), Nóvoa (2009), Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória e os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. O corpus é constituído por entrevistas semiestruturadas realizadas com oito docentes iniciantes, concursados e atuantes nas áreas do currículo do Ensino Médio, em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino de Ribeirão Preto/SP. A partir das análises realizadas, constatou-se: a) que a inserção de alguns professores na carreira foi contemplada por iniciativas de apoio da direção da escola, ou por meio dos próprios professores que procuravam esclarecer suas dúvidas com seus pares; b) que os professores iniciantes possuem muitas dificuldades no início de carreira, sobretudo em relação à administração de tempo pessoal e profissional e com a organização do ensino, diante das condições de trabalho a que são submetidos; c) que os fatores de maior incidência apontados para permanência na profissão são: a relação estabelecida com os alunos e com os colegas de trabalho; o aprendizado dos educandos e o reconhecimento e a valorização desses profissionais pelos estudantes. É por meio do conhecimento histórico dos cursos de formação, das teorias educacionais, do contato com o dia a dia escolar, do relacionamento com colegas de profissão, alunos, pais, demais funcionários da instituição, que os professores iniciantes tornam-se conscientes e seguros de sua profissionalidade. Enfatiza-se a necessidade de uma política pública que ofereça condições adequadas para o desenvolvimento profissional dos professores iniciantes na carreira, acompanhando-os durante sua inserção na profissão.

Palavras-chave: Cursos de licenciatura; Ensino médio; Formação de professores
Professor iniciante; Profissionalidade docente.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Patricia Borges Gimenes.

 

“O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO (PAE) NA EERP COMO LUGAR DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: LIMITES E POSSIBILIDADES”
(2014 – 2017)

Resumo:

A formação docente para a Educação Superior incide no âmbito da pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado. Neste espaço institucional, a Universidade de São Paulo USP, em 1999, instituiu o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para aprimorar a formação do estudante de pósgraduação stricto sensu por meio de duas etapas: a Preparação Pedagógica e o Estágio Supervisionado em Docência. O objetivo deste estudo foi investigar, na perspectiva do pós-graduando, se o PAE, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), configura-se como lugar de formação para a docência universitária, a partir da Preparação Pedagógica (PP) e o Estágio Supervisionado em Docência (ESD). A coleta de dados para o estudo incidiu em analisar três eixos compostos pelas ementas das disciplinas da etapa de PP, os relatórios de ESD, no primeiro e segundo semestres de 2012, e o relatório intitulado Encontro PAE Atividade de Avaliação Final, de novembro de 2012, da EERP.A pesquisa possui cunho qualitativo, com metodologia de estudo de caso, análise documental e análise de conteúdo. A ementas das disciplinas indicaram que a PP na EERP busca oferecer formação ampla, com ênfase em conteúdos relacionados tanto ao contexto da docência no Ensino Superior, quanto à docência na área específica da saúde. Os relatórios do ESD indicaram que os pós-graduandos compreendem o PAE como lugar de formação para a docência a partir de sentidos atribuídos a determinadas dimensões, como a organizativa com ênfase no planejamento. Os pós-graduandos também compreenderam o ESD como lugar de formação a partir da postura do supervisor de estágio na disciplina de graduação em que o desenvolveu. O nível de autonomia e abertura em relação à participação no estágio e em todas as etapas do processo pedagógico foram itens importantes e que contribuíram para atribuir sentidos e status de lugar ao PAE. O estudo indica que o pós-graduando produz sentido sobre sua formação para a docência no Ensino Superior a partir de determinadas dimensões da docência e estão presentes no contexto do PAE desafios e limitações em proporcionar uma formação que possa abranger todas as dimensões da docência.

Palavras-chave: Docência universitária; Educação superior; Estágio supervisionado; Programa de aperfeiçoamento de ensino.

Orientada pela Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Desenvolvida por Giovanna Ofretório de Oliveira Martin Franchi.