Autores referência
- Alice Lopes
- António Nóvoa
- Demerval Saviani
- Ilma Veiga
- Júlio Emílio Diniz-Pereira
- Maria Amélia Franco
- Maria Isabel da Cunha
- Marilena Chauí
- Michael Apple
- Michael Young
- Olinda Evangelista
- Selma Pimenta
- Stephen Ball
Livros recomendados
- A formação Universitária do Professor – Olinda Evangelista
- A reforma empresarial da educação – Luiz Carlos de Freitas
- A Universidade no Século XXI – Boaventura de Sousa Santos
- Análise de Conteúdo – Laurence Bardin
- Conhecimento e Currículo – Michael Young
- Educação e Poder – Michael Apple
- Escola e Democracia – Demerval Saviani
- Escritos sobre a Universidade – Marilena Chauí
- Estágio e Docência – Selma Pimenta e Maria Socorro Lima
- Formação do Professor – Maria Isabel da Cunha
- O Ensino Universitário – Miguel Zabalza
- Paulo Freire: formação de educadoras/es, diversidade e compromisso social – Júlio Emílio Diniz-Pereira
- Pedagogia da autonomia – Paulo Freire
- Políticas Educacionais – Stephen Ball e Jefferson Mainardes
- Prática docente universitária – Maria Amélia Santoro Franco
- Profissão Professor – Antonio Nóvoa
- Projeto Político-Pedagógico da Escola – Ilma Veiga
- Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária – Maria Isabel da Cunha
- Saberes Docentes e Formação Profissional – Maurice Tardif
- Teorias de Currículo – Alice Lopes e Elizabeth Macedo
Artigos recomendados
GOMES, N. L. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista De Filosofia Aurora, v. 33, n. 59, p. 435-454, mai./ago. de 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/aurora/article/view/27991
MAINARDES, J. A abordagem do ciclo de políticas: explorando alguns desafios da sua utilização no campo da política educacional. Jornal de Políticas Educacionais, v. 12, n. 16, p. 1-19, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/59217/36164.
NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, v.47, n.166, p.1106-1133 out./dez. 2017. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4843.
SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9769/8999.