Planos de saúde ganham posto dentro do Fórum João Mendes para interferir em ações judiciais

Nota publicada pelo Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde (GEPS – FM/USP) analisa a inauguração do “Posto de Saúde Suplementar”, mantido pela Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) dentro do Fórum João Mendes Junior, na cidade de São Paulo, com o objetivo, divulgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), de “incentivar a solução amigável entre beneficiários e operadores de planos de saúde nos casos em que já existe processo em andamento.”

O Grupo de Estudos Sobre Planos de Saúde (GEPS), da Faculdade de Medicina da
USP (FMUSP), vem a público manifestar imensa preocupação e ressalvas sobre tal parceria estabelecida entre o Tribunal e as empresas de planos de saúde. O novo “Posto Abramge” será um ambiente privilegiado das operadoras dentro do TJSP, podendo servir para influenciar decisões, retardar o trâmite de ações judiciais e tornar-se uma instância de defesa prévia dos planos de saúde, comprometendo a esperada imparcialidade do Poder Judiciário e implicando em grave conflito de interesses nas atividades de conciliação.

Para baixar a íntegra da nota, clique aqui. Para acessar esta e outras publicações do GEPS, seus membros e parceiros, acesse nossa página de Publicações.