No dia 30 de abril o Ministério da Saúde lançou uma consulta pública sobre a denominada “Política Nacional de Saúde Suplementar Para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19”.
No lugar de medidas para fortalecer o SUS e reduzir mortes por Covid, o governo decidiu atender velhas demandas do setor privado assistencial e lançar uma política para o crescimento do mercado dos planos de saúde.
Resultado de reunião entre autoridades de diversos ministérios, o documento, além de propositalmente confuso, é nitidamente favorável aos interesses privados.
O Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde da USP (GEPS/FM-USP) e o Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento em Saúde (GPDES/IESC-UFRJ) divulgam nota comentando os itens do documento e mostrando porque ele representa um ataque ao bom senso e um desrespeito ao atual momento catastrófico da vida no país.
Para baixar a íntegra do documento, clique aqui. Para acessar esta e outras publicações do GEPS, seus membros e parceiros, acesse nossa página de Publicações.