Falhas e omissões no enfrentamento da Covid-19

Pesquisadores publicam documento que mapeia a mobilização de recursos orçamentários, leitos, respiradores, testes e equipamentos de proteção individual nos primeiros meses da pandemia

A pandemia do Covid-19, ainda em curso, desencadeou graves crises sanitária, econômica e social no Brasil. Com medidas tardias e insuficientes, o país até agora fracassou no combate ao coronavírus, que já matou 160.000 brasileiros e brasileiras.

Houve falhas na mobilização dos recursos necessários ao enfrentamento da pandemia, que foi marcada por desinformação, falta de transparência, promessas não realizadas e descoordenação. Tudo isso contribuiu para milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas.

Conheça o documento Recursos para o Enfrentamento da COVID-19, que analisa os descaminhos do orçamento público, de leitos, respiradores, testes e equipamentos de proteção individual. São cinco notas técnicas que mapeiam os recursos e sistematizam informações preliminares sobre os primeiros meses da pandemia no Brasil.

O trabalho é um esforço conjunto de pesquisadores do Grupo de Pesquisa e Documentação sobre o Empresariamento na Saúde (GPDES – IESC/UFRJ) e do Grupo de Estudos sobre Planos de Saúde (GEPS – FM/USP).

Para baixar a íntegra do documento, clique aqui. Para acessar esta e outras publicações do GEPS, seus membros e parceiros, acesse nossa página de Publicações.