Fale conosco
\ Universidade de São Paulo - Sites > Gestão de Políticas Públicas == > Destaques > Regionalização do Orçamento Público no Município de São Paulo

Regionalização do Orçamento Público no Município de São Paulo

Em projeto coordenado pela Profa. Dra. Ursula Dias Peres e pela estudante Isabella Natali Miranda Cuccin, ambas do Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP), divulga-se o lançamento do livreto Regionalização do Orçamento Público no Município de São Paulo: relevância para a compreensão das desigualdades.

Em 2024, foi previsto para a cidade de São Paulo, um orçamento de R$ 111,8 bilhões, equiparado ao de muitos estados brasileiros. Porém, essa riqueza contrasta drasticamente com as desigualdades encontradas em seus distritos. Em Itaim Bibi, por exemplo, a expectativa de vida é 23 anos maior do que em Anhanguera. Além disso, distritos como Vila Andrade, Brasilândia e Sacomã têm uma proporção significativa de domicílios considerados moradia precária, enquanto locais como Perdizes, Jardim Paulista e Moema têm uma proporção próxima de zero.
O Mapa da Desigualdade 2023, da Rede Nossa São Paulo, evidencia essa disparidade, revelando a complexidade das questões socioeconômicas na cidade mais rica do país.
Como o Planejamento e Orçamento Públicos podem intervir para reduzir essas discrepâncias? O orçamento público é um instrumento de enorme potencial para a compreensão das desigualdades do município de São Paulo.

Nosso livreto “A regionalização do Orçamento Público no município de São Paulo: relevância para a compreensão de desigualdades” busca mostrar isso. O livreto está disponível gratuitamente aqui.