Com que roupa eu vou?

30/11/2020

Modelo: Maria Zenite

Foto: Marliete Rodrigues @fotomarisp

Coordenada pelo EAPS, a versão piloto 2018 da oficina de extensão da EACH USP intitulada Com que roupa eu vou? resultou em uma instalação na biblioteca da unidade e um desfile com os participantes, por ocasião do V Congresso Latino-Americano de Universidades com Carreira em Gerontologia. A oficina envolveu nova idosas e 16 alunos voluntários, provenientes das graduações em Gerontologia e Têxtil e Moda, com também alunos da Pós-Graduação em Gerontologia, além de duas convidadas externas.

O objetivo da oficina foi reconstruir o curso da composição da aparência ao longo de vida das idosas. Frente a esse desafio, identificar as mensagens, papéis sociais, valores, normas, expectativas, frustrações, superações, ganhos e perdas. Refletiu-se sobre os desafios na construção de suas identidades tendo como foco suas aparências. Em especial, quem são e o que desejam na atual fase de suas vidas e como elas podem usar das próprias aparências para reinventar-se e apresentar-se socialmente no futuro. Estimulou-se, portanto, as noções de autonomia, interdependência, heterogeneidade e engajamento social. Descobrimos que:

Aparência é mensagem!

Aparência é oportunidade!

As aparências não enganam!

Participantes da Oficina Com que roupa eu vou?, versão piloto 2018

Foto: Marliete Rodrigues @fotomarisp

A instalação apresentou os resultados das atividades desenvolvidas ao longo do semestre, composta de quatro sessões:

1. Painéis retratando a memória da aparência;
  2. Roupas customizadas, a partir da reciclagem de peças doadas pelo próprio grupo;
  3. Um recordatório fotográfico, criado por Marliete Rodriges;
  4. Retratos das idosas e acrósticos, confeccionados por Maria de Fátima Rodrigues, a partir das palavras-chave que as idosas relataram sintetizar a experiência que viveram na oficina.

Outro resultado produzido pela monitora Ana Maria de Souza foi a confecção de cadernos artesanais com tecidos escolhidos pelas idosas, para que todos os participantes continuassem tomando notas, refletindo e se mantendo à frente do que significa quem são.

Veja vídeo com trechos do evento, por Cristiano de Assis:

Veja fotos do evento, também registradas por Cristiano de Assis: