Pesquisa

24/11/2019

Modelos: Projeto Samuel Rangel

Foto: Cristiano de Assis

Projetos em andamento

 

Titulo: Aparência Humana: Revisão de Escopo e Atualização Conceitual

Pesquisadora: Andrea Lopes

Resumo: O termo aparência tem sido compreendido de diversas maneiras, por diferentes campos de pesquisa, envolvendo múltiplos objetivos. No âmbito da pesquisa com humanos, destaca-se sua importância na compreensão dos modos de vida, organização social, constituição identitária e corporal. No entanto, uma revisão de literatura realizada nas Ciências Humanas pelo grupo Envelhecimento, Aparência e Significado – financiada pela FAPESP – apontou a ausência de uma definição clara, abrangente e integrada do seu significado nos diversos usos do termo, pulverizado em termos correlatos. A revisão culminou na publicação de uma proposta conceitual de aparência, de natureza biopsicosociocultural. A aplicação do conceito na análise de estudos empíricos realizados pelo grupo ocasionou a edificação de três domínios e respectivos atributos, que se retroalimentam. Com o intuito de atualizar a proposta conceitual, objetiva-se identificar, correlacionar e sintetizar significados, usos e resultados envolvendo o termo aparência presentes na literatura nacional e internacional, proveniente de diferentes campos de pesquisa que estudam humanos. A técnica de revisão de escopo será aplicada nas bases de dados do acervo digital da Universidade de São Paulo com o descritor “aparência”, no inglês, espanhol e português, presente simultaneamente no título, resumo e palavras-chave. O período será de 2010 a 2020. Incluirá artigos revisados por pares, fruto de pesquisas com humanos interessadas nos diferentes aspectos envolvidos na construção pessoal e coletiva da aparência. A pesquisa está prevista para acontecer em dois anos. Espera-se apresentar um construto conceitual multidimensional da noção de aparência humana, de natureza biopsicosociocultural, relevante para compreender a heterogeneidade e os significados construídos no contexto do processo de envelhecimento.

Palavras-chave:  Aparência; Aspectos Biopsicossocioculturais; Envelhecimento.

 

____________________________________________________

Título: Mitos e estereótipos sobre a velhice e o envelhecimento: revisão de escopo

Pesquisadores: Cristiano de Assis, Suzanne Tanoue, Gabriela Neves e Andrea Lopes

Resumo: A Gerontologia entende que a heterogeneidade da condição humana nem sempre é considerada nas representações da velhice, especialmente em razão de mitos e estereótipos. O estudo trata-se de revisão de escopo sobre a produção nacional e internacional envolvendo mitos e estereótipos acerca da velhice e do envelhecimento.

Palavras-chave: Mitos; Estereótipos; Velhice; Envelhecimento.

 

____________________________________________________

Título: Programa Acompanhante de Idoso: uma revisão narrativa

Pesquisadores: Suzanne Tanoue, Mateus Barbosa e Andrea Lopes

Resumo: O atendimento à pessoa idosa pode requerer atenção integral e especializada, frente a um contexto da heterogeneidade das experiências do envelhecer. Compreender os avanços e lacunas dos serviços disponíveis no Brasil, especialmente mediante o cenário da pandemia por COVID-19 e posteriores desfechos a essa população, pode colaborar no direcionamento das ações e utilização dos recursos. O presente projeto tem como objetivo realizar uma revisão narrativa envolvendo aspectos que constituam a gestão gerontológica no âmbito da execução do Programa Acompanhante de Idoso (PAI), parte da Atenção Primária em Saúde do município de São Paulo. Foco nas ações envolvendo a construção da aparência, em especial, o autocuidado, previsto nas normativas legais.

Palavras-chave: Programa Acompanhante de Idoso; Envelhecimento; Aparência.

 

_______________________________________________________

Título: Moda, Aparência e Revolução Grisalha: revisão narrativa e etnografia na revista Elle Brasil

Pesquisadores: Bárbara Santos Aires e Andrea Lopes

Resumo: A moda, por meio da construção da aparência e seus significados ao longo do processo de envelhecimento, relaciona-se com as diversas modalidades de organização e funcionamento social. Reflete a cultura e as relações que constituem a sociedade de um povo, bem como a própria identidade dos sujeitos que a integram, de forma interdependente. Ao longo do curso da vida cultural e individual, igualmente dinâmicos, a aparência experimenta diversas transformações, sejam orgânicas, estéticas ou simbólicas, muitas vezes concomitantes. Na contemporaneidade, o movimento social denominado Revolução Grisalha vem debatendo, nos âmbitos nacional e internacional, as percepções e os significados tradicionalmente atribuídos aos cabelos brancos e grisalhos, em especial, para as mulheres. Objetivo do estudo é investigar o movimento Revolução Grisalha e o seu possível alcance no âmbito da moda brasileira por meio da revista Elle Brasil.

Palavras-chave: Revolução Grisalha; Aparência; Cabelo Branco e Grisalho.

 

___________________________________________________________