A construção da aparência ao longo da trajetória de vida torna a nossa experiência única. Aliança do primeiro namoro, aquela camiseta de futebol do time da várzea, o vestido de noiva, os sapatinhos do primeiro filho, meu fiel violão, seus novos óculos, a roupa surrada de ficar em casa. Ah, quanto conforto! Quais objetos, roupas e acessórios fazem lembrar quem é você ao longo do tempo? Quem e o que apresenta você hoje? Quais os significados que sua aparência mostra?
Essas reflexões fizeram parte da palestra Envelhecimento, Aparência e Significados, seguida do workshop Trajetória de Vida e Aparência, ambos realizados em parceria e nas dependências do SESC São José do Rio Preto, respectivamente, em 30 de junho e 1 de julho de 2017. O workshop contou com o baú de histórias e pertences dos participantes. Os objetos, roupas, acessórios que marcaram e marcam a construção das aparências foram apresentados, discutidos e compartilhados. O principal objetivo foi sensibilizar para a heterogeneidade do processo de construção da aparências e das identidades, promovendo a autonomia.
A proposta foi criada e coordenada pela Profa. Andrea Lopes e a colaboradora do EAPS Caroline Miranda Bernardo, fotógrafa e formada no Bacharelado em Têxtil e Moda pela EACH USP. Caroline foi responsável pela condução das atividades, inclusive a produção do belo ensaio fotográfico, que pode ser visto, a seguir:
Participante: Lucileni Aparecida Miranda Pinto
Participante: Israel Bernardo Pinto
Participante: Eliana Doris Miranda