A Câmara de Atividades Docentes (CAD), instituída pela Resolução 7.272/2016, é responsável pela gestão dos processos de avaliação do quadro docente da universidade. Entre suas principais atribuições está a proposição das diretrizes e do calendário de avaliação dos docentes à Comissão Plenária, assegurando que tais avaliações sejam conduzidas de forma criteriosa e em conformidade com as diretrizes institucionais. Além disso, a CAD é encarregada de elaborar o relatório periódico quinquenal de avaliação dos docentes, consolidando os resultados obtidos e fornecendo recomendações para o desenvolvimento contínuo.
A CAD também desempenha um papel fundamental no apoio e orientação dos docentes, auxiliando-os de maneira mais detalhada na formulação e revisão de seus Projetos Acadêmicos, com o objetivo de fomentar o aprimoramento das atividades acadêmicas e a excelência do corpo docente. A seguir, são apresentadas as atribuições detalhadas da Câmara de Atividades Docentes, bem como sua composição no ciclo de avaliação vigente.
A CAI e a CAD serão compostas de 9 (nove) membros cada uma, da seguinte forma:
I – 3 (três) membros indicados pelo Reitor e homologados pelo Conselho Universitário;
II – 6 (seis) membros eleitos diretamente pelos docentes da Universidade a partir das inscrições prévias dos interessados na Secretaria Geral, que coordenará o processo, no vencimento dos mandatos da CPA, observado o artigo 2º das Disposições Transitórias.
§ 1º – A composição de cada uma das Comissões assegurará a representação adequada das diferentes áreas do conhecimento, observada a seguinte distribuição:
I – 3 (três) membros das Ciências Exatas e Tecnológicas;
II – 3 (três) membros das Ciências Biológicas e da Saúde;
III – 3 (três) membros das Artes, Humanidades e Ciências Sociais.
§ 2º – Os membros da CAI e da CAD deverão ser docentes que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, Professores Titulares ou Professores Associados 3.
§ 3º- A CAI e a CAD poderão ser assessoradas por Professores Seniores que tenham se destacado nas atividades acadêmicas na USP, com Termo de Compromisso válido, nos termos da regulamentação pertinente.
À CAD compete:
I – propor à CP as diretrizes de avaliação de docentes;
II – propor à CP calendário de avaliação de docentes;
III – aprovar o relatório de avaliação do docente, encaminhado pela Unidade após aprovação do Conselho do Departamento e da Congregação;
IV – estabelecer orientações de caráter geral para a elaboração dos projetos acadêmicos dos docentes, em harmonia com as diretrizes da CP e CAI para as Unidades, Museus, Institutos Especializados e Departamentos;
V – elaborar o relatório periódico (quinquenal) de avaliação de docentes, submetendo-o à CP;
VI – orientar e apoiar os Departamentos na elaboração dos projetos acadêmicos dos docentes, em harmonia com o projeto acadêmico da Unidade, Museu ou Instituto Especializado, com base em critérios gerais para a Universidade;
VII – na eventualidade de não aprovação do relatório referido no inciso III, aprovar protocolo de compromisso e o respectivo relatório de encerramento;
VIII – subsidiar o Reitor, o Conselho Universitário e os órgãos competentes na formulação da política de pessoal docente da Universidade;
IX – propor ao Conselho Universitário ou ao Reitor, conforme o caso, ouvida a CP, a edição de normas que disciplinem a atividade docente;
X – exercer as demais atribuições inerentes à natureza de sua competência.
Email: cad@usp.br
Telefone: (11) 2648-0631 / 2648-0634 / 3091-2026
13/06/23 – Carta da CAD aos Docentes USP sobre o Processo de Acompanhamento das Atividades Docentes
10/07/2023 – Encontro com a CAD para Esclarecimentos sobre o Processo de Acompanhamento Docente
PPT – Apresentação da CAD: Processo de Acompanhamento das Atividades Docentes
15/08/2023 – Comunicado CAD aos docentes com afastamento durante o período de submissão do RAD
*Não houve comunicados
Comunicado sobre alteração de data-limite da etapa 2 do cronograma de Avaliação – 29/01/21
Comunicado sobre procedimentos para a etapa 2 – 04/02/21
Comunicado sobre procedimentos para a etapa 3 – 16/02/21
Comunicado da Comissão Plenária da CPA – 04/03/21
Comunicado sobre procedimentos para a etapa 3 (continuação) – 25/03/21
Comunicado sobre procedimentos para a etapa 3 (continuação) – 14/04/21
Comunicado sobre procedimentos para a etapa 4 – 14/05/21
Comunicado da CAD sobre finalização do processo de avaliação – 10/09/21
Comunicado sobre o Edital de Avaliação para Progressão Horizontal na Carreira Docente – 08/06/20
Segundo comunicado sobre o Edital de Avaliação Docente – 08/07/20
Comunicado da Comissão Plenária sobre prorrogação do prazo para submissão dos relatórios – 18/12/20
Comunicado da Comissão Plenária com esclarecimentos sobre processo de avaliação docente – 11/12/20
Confira o Manual da CAD elaborado pelos membros da Câmara em Janeiro de 2018:
+55 (11) 3091-3170 | gvr@usp.br
Rua da Reitoria, 374 – 6º andar
São Paulo – SP – 05508-220