UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

VICE-REITORIA

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Sobre a CPA

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), estabelecida pelo Artigo 202 do Regimento Geral da USP, coordena a Avaliação Institucional da universidade. Dentre suas funções, compete à CPA propor diretrizes, fornecer dados e formular análises ao Reitor e ao Conselho Universitário sobre o desempenho da USP em suas atividades principais. 

Tendo seu regimento atual fixado por meio da resolução nº 7272, de 23 de novembro de 2016, a CPA visa promover a contínua melhoria da qualidade institucional a partir de ciclos avaliativos quinquenais, fomentando uma cultura que valorize o conhecimento e o comprometimento necessários às atividades acadêmicas. A seguir apresentamos um quadro resumido da avaliação institucional na Universidade de São Paulo, bem como da estrutura da Comissão Permanente de Avaliação.

A estrutura da CPA

Conforme estabelecido pelo atual regimento, a CPA se estrutura a partir de três instâncias articuladas. São elas a Comissão Plenária (CP), a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) e a Câmara de Atividades Docentes (CAD). Clique imagem abaixo para acessar um infográfico referente à estrutura da Comissão Permanente de Avaliação.

A Avaliação Institucional e seus ciclos

A Universidade de São Paulo estabeleceu seu processo de Avaliação Institucional a partir de 1990, quando foi criada a Comissão Permanente de Avaliação (CPA), em 1992. Desde então a CPA conduziu cinco ciclos de avaliação nos períodos de 1992-1999 (Ciclo I), 2003-2005 (Ciclo II), 2005-2009 (Ciclo III), 2010-2014 (Ciclo IV) e 2018-2022 (Ciclo V). A partir da consolidação do novo regimento da Comissão Permanente de Avaliação, em 2016, os ciclos de avaliação institucional transcorrem em períodos de 5 (cinco) anos. 

Tendo como objetivo aprimorar o autodiagnóstico e fortalecer a melhoria permanente da qualidade organizacional, em 2016 o Conselho Universitário aprovou um novo sistema de avaliação para a Universidade. Este sistema é centrado em projetos acadêmicos das diferentes instâncias universitárias. O projeto acadêmico consiste em um plano de ações no qual o docente, o departamento e a unidade definem objetivos e metas para os ciclos quinquenais de avaliação.

A condução desse processo é coordenada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com a participação de outras duas instâncias no sistema de avaliação: a Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA) do Conselho Universitário e a Comissão Especial de Regimes de Trabalho (CERT).

Clique na imagem abaixo para acessar um infográfico referente à composição do processo de Avaliação Institucional.

Projetos Acadêmicos: as bases do novo sistema de avaliação

Os atuais esforços da CPA se orientam em função de otimizar a integração e a clareza na avaliação institucional. Para tanto, as atuais diretrizes têm por base a consonância entre os Projetos Acadêmicos das diversas esferas que compõem o ecossistema organizacional. De forma resumida, este sistema de integração se inicia com a elaboração dos Projetos Acadêmicos das Unidades de Ensino, Institutos Especializados e Museus, seguidos dos Departamentos e, por fim, dos Docentes, sempre visando a convergência dos objetivos e metas.

Quanto aos procedimentos de formulação, a resolução 7272/2016 estipula 7 (sete) critérios para a elaboração dos Projetos Acadêmicos das Unidades, Museus e Institutos Especializados, aos quais foram acrescidos 11 (onze) requisitos e 14 (catorze) diretrizes gerais por iniciativa da Câmara de Avaliação Institucional; acerca dos Departamentos, na mesma resolução orienta-se observar os elementos pertinentes ao projeto acadêmico da unidade; por fim, o Projeto Acadêmico Docente deve conter o planejamento das atividades respeitando a articulação de 7 (sete) elementos centrais, em sintonia com os projetos acadêmicos do Departamento e da Unidade, Museu ou Instituto Especializado. A relação destes critérios pode ser acessada abaixo.

 

CRITÉRIOS PARA A ELABORAÇÃO DOS PROJETOS ACADÊMICOS

Projetos Acadêmicos das Unidades (2018-2022)

Seguem abaixo os projetos acadêmicos das Unidades, Museus e Institutos Especializados, referentes ao Ciclo V de avaliação institucional (2018-2022)

 

Centro de Biologia Marinha

Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Comunicações e Artes

Escola de Enfermagem

Escola de Educação Física e Esporte

Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

Escola de Engenharia de Lorena

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Escola de Engenharia de São Carlos

Escola Politécnica

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

Faculdade de Direito

Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

Faculdade de Educação

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Faculdade de Medicina

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Faculdade de Odontologia

Faculdade de Odontologia de Bauru

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Faculdade de Saúde Pública

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos

Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas

Instituto de Arquitetura e Urbanismo

Instituto de Biociências

Instituto de Ciências Biomédicas

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Instituto de Estudos Avançados

Instituto de Estudos Brasileiros

Instituto de Energia e Ambiente

Instituto de Física

Instituto de Física de São Carlos

Instituto de Geociências

Instituto de Matemática e Estatística

Instituto Oceanográfico

Instituto de Psicologia

Instituto de Química

Instituto de Química de São Carlos

Instituto de Relações Internacionais

Museu de Arte Contemporânea

Museu de Arqueologia e Etnologia

Museu Paulista

Museu de Zoologia

Comissão Plenária

Veja as informações mais recentes da CP

Câmara de Avaliação Institucional

Veja as informações mais recentes da CAI

Câmara de Atividades Docentes

Veja as informações mais recentes da CAD

          Acesse também o Sistema CPA de avaliação, onde poderá enviar seus relatórios e projetos acadêmicos (com atenção aos prazos de cada uma dessas submissões).

FAQ - Perguntas frequentes

CAD 2023 - Processo de Acompanhamento Docente (período 2018-2022)
Perguntas e respostas sobre o processo de avaliação institucional (08/06/2022)
Manual CAD sobre a Avaliação para a Progressão Horizontal na carreira Docente USP

Informes da Comissão Permanente de Avaliação - CPA

Jornal USP Especial 2018 - Avaliar para evoluir

Avaliar para evoluir

 

Novo sistema de avaliação institucional da USP prioriza projeto acadêmico

 
      A primeira etapa do novo formato de avaliação da USP já começou e tem o primeiro prazo definido: 31 de agosto de 2018. Ele é centrado em projetos acadêmicos das diferentes instâncias universitárias. As unidades de ensino, institutos especializados e museus elaboram seus projetos e, a partir deles, é a vez dos departamentos produzirem os seus e, por último, o docente.
 
      O projeto acadêmico é um plano de ações no qual o docente, o departamento e a unidade definem objetivos e metas para os próximos cinco anos. Esse material subsidiará o próprio projeto acadêmico da USP.
 
      O Jornal da USP produziu um material especial explicando o passo a passo desse processo. Clique na imagem para ver a edição completa ou nos links abaixo para ver os conteúdos organizados por título:
 

USP inicia seu processo de avaliação institucional e docente

 

Unidades devem finalizar projetos até 31 de agosto

 

Projeto acadêmico dos professores terá sistema informatizado

 

Avaliação docente será referência para progressão na carreira

 

Avaliação institucional passo a passo

 

Professores recém-contratados continuam sendo avaliados pela Cert

 

A expectativa de quem será avaliado

Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

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