O Programa de Bolsas para Professores Visitantes na Universidade de São Paulo visa promover o desenvolvimento do intercâmbio no âmbito acadêmico, científico e cultural, com o objetivo de fortalecer o ensino e a pesquisa.
O Comitê é assessorado pelo Gabinete da Vice-Reitoria, que processa e dá andamento às solicitações e decisões entre a Unidade Acadêmica solicitante, o Comitê, e demais órgãos cabíveis.
Lhe compete propor políticas institucionais para Professores Visitantes, deliberar sobre os pedidos de participação no Programa e sobre o valor da bolsa a ser paga, e estabelecer critérios para a distribuição de bolsas e seleção dos Professores Visitantes.
Sua composição deve se dar com os seguintes membros:
I. o Reitor, seu Presidente;
II. o Vice-Reitor, seu Vice-Presidente;
III. o Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI);
IV. o Pró-Reitor de Pós-Graduação;
V. o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação;
VI. o Presidente da Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA).
É regido sob a RESOLUÇÃO Nº 7192, DE 19 DE ABRIL DE 2016 da Universidade de São Paulo, que regulamenta sua disposição, competências e demais processos relacionados ao Comitê.
Consulte a resolução e as seções abaixo para esclarecimento de dúvidas acerca dos processos de bolsa para Professores Visitantes.

Comitê Gestor de Bolsas para Professores Visitantes