A USP lançou no dia 2 de setembro de 2022, no evento organizado pela Vice-Reitora da universidade, USP Pensa Brasil, o Observatório USP das Instituições. “O Observatório deverá monitorar e refletir sobre as instituições por meio das quais o Brasil foi e continua a ser construído. É o diálogo da USP com a agenda pública e resulta de um processo muito forte, que é o da Universidade acompanhar, refletir e trazer propostas para o aperfeiçoamento da vida política, econômica, social e cultural do País”, explicou a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda.
Na sessão do Conselho Universitário de 22 de maio, foi aprovada a criação do Centro Observatório das Instituições Brasileiras, com objetivo de desenvolver pesquisas interdisciplinares visando a análise e desenvolvimento das instituições brasileiras.
“Esse Observatório deve ter uma visão prospectiva, não apenas retrospectiva. O papel da Universidade é construir o futuro, pensar em políticas públicas, sobretudo para superarmos essa acintosa desigualdade entre os brasileiros. A USP, considerando seu extraordinário patrimônio humano, tem o dever de colaborar para construirmos uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais igual e mais solidária”, afirmou Lewandowski que presidirá o centro.
Fonte: Jornal da USP – 23/05/2023
Reportagem: Adriana Cruz
Foto: Cecília Bastos/USP Imagens