Linha 1: Agricultura e comércio

Abrange estudos sobre as transformações históricas da agricultura e as mudanças que se processaram na estrutura fundiária de diferentes complexos agrícolas. Há análises dedicadas à organização dos mercados de terra e de gêneros agrícolas, às inovações técnicas aplicadas à agricultura e à ascensão da agroindústria no Brasil e em outras partes do mundo. Contempla também estudos que tratam dos variados tipos de atividade comercial, tais como o comércio atlântico, o comércio interno e externo e os comércios interprovincial, de abastecimento e de bens e serviços.

Linha 2: Demografia da escravidão, colonização e movimentos migratórios

Envolve estudos de demografia histórica e da escravidão, além de pesquisas sobre processos de colonização e movimentos migratórios, tanto no Brasil como em outras partes do mundo.

Linha 3: Indústria, bancos e serviços de infraestrutura urbana

Reúne pesquisas acerca do desenvolvimento tecnológico, da formação de setores industriais e dos projetos de urbanização, além de perspectivas sobre as ações sociais relacionadas às transformações dos espaços urbanos, à evolução da produção industrial e ao desenvolvimento científico, econômico e social. Engloba também pesquisas sobre a história das instituições financeiras no Brasil e no mundo, com destaque para os bancos, o mercado acionário e o desenvolvimento do mercado interno e externo de créditos, como, por exemplo, o bancário e o hipotecário.

Linha 4: Instituições e fiscalidade

Comporta estudos sobre instituições políticas, econômicas e sociais existentes tanto em contextos nacionais como internacionais, além de pesquisas a respeito da origem e do desenvolvimento dos Estados Nacionais, da institucionalização de regras sociais e econômicas e dos instrumentos de políticas públicas. A Linha se dedica também ao estudo da fiscalidade e das finanças públicas das várias esferas governamentais em contextos históricos diversos.

Linha 5: Historiografia e métodos em história econômica

Inclui estudos sobre a construção do conhecimento em história econômica e trabalhos acerca das trajetórias das ideias econômicas no tempo e no espaço, mediante o uso de fontes de pesquisa relativas à produção intelectual sobre questões econômicas, teóricas e práticas, em diferentes contextos históricos.

Linha 6: História de empresas e movimento operário

Abarca pesquisas de história de empresas e sobre a evolução patrimonial das sociedades realizadas por meio da utilização de fontes primárias variadas, tais como inventários post-mortem, registros de imóveis, hipotecas, relatórios empresariais, balanços contábeis, dentre outras. Contém também pesquisas que abordam as origens e o desenvolvimento do movimento operário no Brasil e no mundo.

Linha 7: Gênero e história econômica

Dedica-se ao estudo das questões de gênero e suas implicações para a história econômica. A reflexão histórica sob a ótica do gênero implica o questionamento do “homem econômico” enquanto sujeito padrão da construção teórico-metodológica, abrindo caminho para novos enfoques e campos de pesquisa dentro da história econômica.

Linha 8: História das ideias e da política econômica

Reúne trabalhos tanto sobre a história das ideias econômicas, como também sobre a formulação de políticas econômicas. Compreende, neste sentido, os estudos dedicados ao processo de formulação, assimilação e difusão das ideias econômicas, sejam elas no campo teórico e acadêmico, como na dimensão prática, dos debates em torno da constituição das políticas econômicas.