Dossiê Temático “Construção de comunidades e circulação no Mediterrâneo medieval”, Revista Angelus Novus (A3)

Organizadores: Arthur Rocha M. R. Teixeira (Unicamp); Diego Aparecido de Souza Pereira (Unicamp); Isabela Alves Silva (USP).

Sobre a chamada: Este dossiê visa acolher estudos sobre a integração de comunidades e espaços a partir da circulação de pessoas, objetos e saberes na bacia do Mediterrâneo entre os séculos V e XVII. Partimos da perspectiva da História Conectada, que busca superar os limites impostos por recortes nacionais e eurocêntricos e destacar redes e conexões entre as comunidades passadas. Interessa-nos compreender como a circulação — voluntária ou involuntária, mercantil ou simbólica — pode transformar o valor, o uso e o sentido daquilo que circula e afetar as formas de sociabilidade, os espaços e os sistemas de conhecimento. As contribuições devem explorar a circulação de pessoas ou de criações materiais e imateriais, como os bens de propriedade, as práticas religiosas e/ou políticas, os modelos artísticos, as imagens e os saberes, e se atentar para os possíveis processos de apropriação, hibridização e ressignificação. A proposta é esclarecer como essas dinâmicas atuam na constituição de comunidades e na construção de espaços diversos, tais como o claustro, os lugares sagrados, os itinerários do poder e as rotas comerciais e diplomáticas. Também serão bem-vindas análises que evidenciem as condições que viabilizam ou que restringem a circulação e os deslocamentos do que circula, sejam eles locais, regionais ou intercontinentais.

Submissões: A Revista Angelus Novus aceita trabalhos de pesquisadores graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. As submissões podem ser feitas pelo site do periódico: https://revistas.usp.br/ran/index

Prazo para submissões: Até 03 de Novembro de 2025.