KIDS SAVE LIVES BRASIL Todos os cidadãos do mundo podem salvar uma vida!
FacebookInstagramYoutube
21/07/2021

Salvamento pós treinamento KSLB | Diretora salva neta de engasgo

A diretora e professora de Educação Infantil Benedita Aparecida de Azevedo, que participou com a primeira escola capacitada pelo programa Kids Saves Lives Brasil, em fevereiro de 2018, contou sobre o momento, recente, em que salvou sua neta de um engasgamento, no último dia 19 de janeiro.

Benedita de Azevedo disse que estava com a neta abrindo uma bala, mas que a criança foi tão rápida, que pegou da mão dela e colocou na boca, apesar de terem o costume de sempre cortar as balas em tamanhos menores, ela tentou tirar o doce da menina, mas ela começou a chorar.

“Logo em seguida, enquanto eu mexia na bolsa, ouvi a mãe dela perguntar o que minha neta estava sentindo. Nesse momento, percebi que ela estava engasgada, corri e tirei-a das mãos da mãe, que estava apavorada, eu não sei de onde tirei tanta tranquilidade para imediatamente me lembrar das manobras que aprendi no treinamento Kids Save Lives, fui assertiva e com dois toques a bala pulou longe”, relatou a diretora.

O Kids Save Lives Brasil é um projeto de inserção social e integração com a educação básica que visa a participação de voluntários docentes e alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). “Difundimos conhecimentos, habilidades e atitudes que todo cidadão deve ter para ajudar a salvar vidas de vítimas de AVC, parada cardiorrespiratória, infarto agudo do miocárdio, afogamento e engasgo total que ocorrem com frequência fora do ambiente hospitalar”, explica a Profa. Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP e Coordenadora Nacional do Kids Save Lives Brasil.

“Graças a Deus e ao aprendizado tudo acabou bem! Fiz o que tinha que fazer na hora certa. Agradeço mais uma vez, por tudo que aprendi e desejo que esse trabalho continue salvando vidas”, afirmou a diretora Benedita de Azevedo.

O Dr. Marcelo Calderaro, Prof. Colaborador do Departamento de Neurologia da FMUSP e também Coordenador Nacional do Kids Save Lives Brasil, comentou sobre o relato da diretora Benedita de Azevedo: “essas coisas não têm preço, parabéns a todos!”.

Leia o relato completo da professora Benedita:

“Eu estava com minha netinha e estava abrindo uma bala dessas comuns (lisas) para chupar. A danadinha foi tão rápida que pegou da minha mão e colocou na boca.
Como ela sempre chupa bala, mas sempre quebrada, fazemos assim, para não ter perigo. Tentei tirar a bala dela, mas aprontou uma choradeira. Fiquei perto observando, mas lembrei de pegar um papel na minha bolsa a menos de 3 metros de distância, para entregar à minha filha e ia voltar. Está mexendo na bolsa, quando ouvi, a mãe dela perguntando o que ela estava sentindo. Estava engasgada, corri e tirei-a das mãos da mãe que já estava apavorada e eu não sei de onde tirei tanta tranquilidade para imediatamente me lembrar das manobras que aprendi no treinamento que fiz com você e sua equipe. Fui tão assertiva que com dois toques a bala pulou longe. Graças a Deus e ao aprendizado tudo acabou bem! Depois que passou fiquei toda mole, mas fiz o que tinha que fazer na hora certa.
Quero agradecer mais uma vez, por tudo que aprendi e desejar que este trabalho continue salvando vidas.
Um abraço a você e a todos da equipe que continuo acompanhando a distância. Benedita 🥰 “

Participação da profª Benedita no treinamento Kids Save Lives Brasil na FMUSP

Veja a notícia na íntegra: clique aqui.