Almir Almas
É Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa LabArteMidia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGMPA-ECA-USP), onde atua como professor Livre-Docente e pesquisador.
É graduado em Psicologia pela UFMG, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
Autor de Televisão digital terrestre: sistemas, padrões e modelos, editado pela Alameda Editorial em 2012, além de ter publicado diversos artigos sobre tecnologia e TV, arte e vídeos comunitários, em livros, revistas, jornais e anais de congresso, além de diversos livros de poesias.
Compõe a diretoria Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), esteve no Comitê Editorial da Revista da SET (2010 a 2016) e foi Vice-Diretor de Cinema (2016-2018) na mesma organização. Pesquisa e desenvolve conteúdo e Design para IPTV da USP, além de integrar o Grupo Assessor Técnico para a Implantação do IPTV USP (GAT IPTV). É Coordenador do Canal temático Arte e Cultura, do Sistema IPTV USP, pela ECA/USP. Fundou e coordena o Observatório Brasileiro de Televisão Digital (Obted).
Foi bolsista da Fundação Japão em estudo de pós-graduação, em Osaka, Japão, (1999) e, atualmente é membro-pesquisador do Centro de Estudos Orientais do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, do programa de estudos em Língua Japonesa para Pós-Graduandos. Atuou em Produção Televisiva na Terebi Shin Hiroshima, em Hiroshima, Japão (1993/1994), com apoio da AOTS/ABK e do MITI/Governo do Japão (Ministério da Indústria e Comércio Exterior (atualmente Ministério da Economia, Comércio e Indústria – METI). Desenvolve o trabalho Namahaiku (cinema expandido, Vjing/live-image e poesia japonesa)Dirigiu e apresentou BoTuPlaY, programa de Web TV, exibido pela Internet no site http://www.alltv.com.br, em 2007. Integrou a Comissão Profissional e Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – Comissão de Rádio, Televisão e Vídeo, como representante do SINDCINE, de 1997 a 1998. Pesquisa e desenvolve conteúdo e Design para IPTV da USP, além de integrar o Grupo Assessor Técnico para a Implantação do IPTV USP (GAT IPTV).
É Coordenador do Canal temático Arte e Cultura, do Sistema IPTV USP, pela ECA/USP.
É videoartista, escritor, produtor, curador e diretor de audiovisual. Integra os coletivos C.O.B.A.I.A e Formigueiro, em que realiza trabalhos artísticos-intervencionais. Pesquisa Televisão Digital, interatividade, vídeo, cinema, arte eletrônica e cultura japonesa.