Renata Sette
Diretora de audiovisual, roteirista e pesquisadora.
Formada em Jornalismo pela PUC-Minas, extensão em Cinema na Escola de Belas Artes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e em Barcelona, no Institut Superior de Disseny I Escola de la Image (IDEP).
Passou por diferentes setores do processo de produção: produtora, montadora, assistente de direção, roteirista e diretora.
Seus documentários estão no Vimeo On Demand, na Plataforma VideoCamp-Filmes que transformam, passaram pela TV Cultura, ESPN e TV Brasil. Em 2016 ganhou “Melhor Diretora Internacional” com o curta Anthropos no PortoFashionFilm Festival, em Portugal. Os longas de ficção “Homem Mínimo”, e o documentário “Ela Não Volta” estão em fase de captação para produção. FIVE é seu documentário mais atual. Produção da Square Zero Films de NY, 5 diretoras ao redor do mundo (Brasil, Eua, Líbano, Índia, Croácia) dirigiram 5 curtas, sobre mulheres que desenvolvem projetos transformadores das comunidades onde vivem, que resultaram num longa-metragem.
Comadres é o seu próximo telefilme para a Globo Filmes.
Atualmente pesquisa, por meio de disciplinas do Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da USP, a imersão proporcionada pela realidade virtual que impulsiona uma revisão da enunciação cinematográfica e o novo lugar do sujeito: como ele se colocava diante da tela numa sala escura e como ele é colocado dentro da história a partir dos dispositivos da VR e suas possibilidades de narrativa. Investiga o uso das tecnologias na conscientização sobre as questões sociais e políticas na busca de entender possibilidades de motivar um olhar do público frente aos temas.
Imersão, cinema e tecnologia, realidade virtual, ambientes imersivos, feminino, social e político.