LabArteMídia desenvolve projetos de pesquisa para pensar mídia e tecnologia em tempos de COVID-19

Atualizado em 21 de maio de 2020

 

Desde dezembro do ano passado,  com a constatação dos primeiros casos de COVID-19 em Wuhan, na China, o mundo passa por diversas transformações. O LabArteMídia vem refletindo como contribuir para esse debate dentro da área de atuação que nos cabe. A pandemia de Coronavírus vem afetado mundialmente as relações e transformado a forma como interagimos com a tecnologia. O isolamento social, promovido com o objetivo de diminuir a propagação do vírus, tem transformado a esfera da mídia. A internet, que antes era uma entre tantas possibilidades de diálogo, passou a ser instrumento essencial. Tem auxiliado no prosseguimento das atividades de trabalho e ensino, promovido encontros com entes queridos e também proporcionado renovadas experiências de difusão de saberes e entretenimento.

O LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais) vem observando esses fenômenos e acredita ser importante intervir nesse processo. Por isso, propõe três ações, com escopos diferentes, na intenção de contribuir no debate e ampliar as compreensões sobre o que muda na mídia em tempos de pandemia. Tratam-se da publicação de um e-book — com chamamento aberto até dia 15 de maio — e dois projetos práticos no campo do audiovisual:

1) Publicação de e-Book – efeitos da pandemia do Coronavírus

Chamada de artigos para a publicação de e-Book, intitulado, “PANDEMÍDIA: Vírus, Contaminações e Confinamentos – a urgência de se pensar efeitos da pandemia na mídia contemporânea”. Uma coletânea que trará reflexões científicas acerca dos efeitos suscitados pela pandemia do Coronavírus na relação da sociedade com os recursos audiovisuais.Propõe-se abraçar as contradições que vêm com tal acontecimento e dar vazão às reflexões seminais sobre um novo mundo que se descortina, através de um livro que contempla em seus capítulos questões que têm a mídia, o audiovisual, as esferas virtuais e linguagens que os circundam em um centro conceitual.

Confira aqui a chamada completa.

Chamada de textos: 

Livre em formato (ensaios, depoimentos, reflexões, ficções, ensaios imagéticos, etc), textos inéditos de até 15 mil caracteres (com espaço), imagens em 300dpi com mínimo de 23 cm (de altura)

Data limite de envio: PRAZO ESTENDIDO ATÉ 30/06/2020

Emails para envio e contato: 

labartemidia@gmail.com – danielcflima@usp.br

https://sites.usp.br/labartemidia/

LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ECA/USP.

 

2) Projeto Transcender

Pesquisa em andamento, dentro da área do Audiovisual, de formas de trabalhar o luto e a despedida, no contexto de crise do Covid-19. Diante de pandemia, elaborar a morte e o luto tem sido um desafio. E o ritual de despedida, presente em todas as culturas e religões, se vê em suspensão neste momento.

Está em desenvolvimento a proposta de criar um ambiente imersivo, de forma poética e com apoio de psicólogos, especialistas em rituais e estudiosos de religiões, na tentativa de levar conforto emocional às famílias e amigos que perderam alguém, e de ajudá-los no processo do luto, através de produção de vídeo em 360 graus, para serem vistos em Headset de Realidade Virtual.

Pela possibilidade de narrativa de forma simultânea, sincronizada, essa experiência, que se prenuncia individual, em função dos dispositivos de óculos VR, pode também ser coletiva e vivenciada por vários familiares e amigos.

O projeto, em andamento, contou com o apoio do Instituto de Psicologia da USP, através da sua Diretora, Marilene Proença Rebello de Souza, e tem a participação do Prof. Dr. Wellington Zangari e o grupo de pesquisa do qual é líder, Inter Psi – Laboratório de Psicologia Anomalísticas e Processos Psicossociais. Também estamos em contato com a Profa. Dra. Maria Julia Kovacs, que dirige o laboratório LEM – Laboratório de Estudos sobre a Morte. O grupo de pesquisa Inter Psi trouxe importantes contribuições e estamos partindo agora para a finalização do projeto escrito.

LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ECA/USP

 

3) Microartes em Voga: Formatos e Mídias para Ações Culturais no Pós-Pandemia 

Projeto apresentado pelo Prof. Dr. Regis Rossi Alves Faria e inscrito no 5o edital SANTANDER/USP/FUSP. Professores participantes: Prof. Dr. Regis Rossi Alves, Prof. Dr. Almir Antonio Rosa [Almir Almas] e Prof. Dr. Diosnio Machado Neto.

Projeto de inovação em formatos e linguagens (mídia imersiva, 3D, interativa), com objetivo de definir um processo técnico para produção de microartes – audiovisuais curtos e autossuficientes, com valores agregados diferenciais para consumo em dispositivos digitais – e produzir um certo número de peças voltadas para ações culturais em temas de interesse à sociedade, particularmente evidenciados em um cenário disruptivo pós-pandêmico. Os conteúdos das peças serão definidos a partir de temas de interesse social, artístico, cultural e científico em voga em um cenário pós pandemia de COVID-19, e a partir do entendimento da subversão decorrente desta que alterou a rotina de valores, hábitos e interesses na produção e no consumo de informação.

Parceria de três laboratórios da USP (coordenados pelos professores participantes), LATM/EACH (Lab. Áudio e Tecnologias Musicais), LabArteMídia – Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, ECA/USP, e Lamus/EACH (Lab. Musicologia).