OBTED

19 de maio de 2019

Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica

O Observatório Brasileiro de Televisão Digital e Convergência Tecnológica (Obted) é um projeto do Laboratório de Arte Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMídia ECA-USP) que se dedica a acompanhar o cenário de migração do sinal analógico para o sinal digital de TV e o switch off brasileiro, que deve ser concluído em 2023 – e, ao mesmo tempo, refletir sobre a televisão ambientada na era de produção digital em massa, com foco na identificação de aprimoramentos tecnológicos, nas novas possibilidades de fruição de conteúdos e em implicações sociais trazidas pelo sistema digital a esse veículo de comunicação, que ainda é o mais presente nos domicílios e o mais acompanhado por famílias brasileiras.

O observatório não se restringe a apenas olhar criticamente para a TV digital ou para os processos que a permeiam, mas ele nasce com uma natureza colaborativa, para também propor soluções, experimentar tecnologias e construir conhecimento em conjunto. Por isso, as nossas pesquisas e ações são realizadas em conjunto com universidades, governos, fabricantes de equipamentos audiovisuais, radiodifusores e empresas de conteúdos sob demanda e de telecomunicações.

Pesquisas

Atualmente o Obted desenvolve pesquisas em quatro linhas distintas: TV Digital, Televisão e Conteúdo, Televisão Social, Comunitária e Educativa e Televisão, Recepção e Negócios. Elas abarcam o processo de implementação, tecnologias e conteúdos da TV Digital, as possibilidades sociais, comunitárias e educativas da TV, especialmente experiências comunitárias, e as formas de consumo e fruição ligados ao dispositivo e negócio televisivo. 

Corpo Técnico-Científico

O Obted é coordenado por Almir Almas (CTR-USP) e Deisy Fernanda Feitosa (Senac e FFLCH-USP) e conta com os pesquisadores associados Alexandre Shirmer Kieling (UCB), Eduardo Acquarone (Globo e ISCTE-IUL), Fernanda Castilho (CEETEPS/FATEC), Fernando Carlos Moura (SET e Centro de Linguagem), Francisco Machado Filho (Unesp) e José Salustiano Fagundes de Souza (USP HXD), Leire Mara Bevilaqua (TV Unesp), Mônica Pinheiro (InFormação) e Rosane Baptista (InFormação).

 

Museu da Memória Oral da Televisão

Atualmente o Obted desenvolve a plataforma online Museu da Memória Oral da Televisão como parte da pesquisa de pós-doutorado da pesquisadora Deisy Fernanda Feitosa. O Museu reúne testemunhos de telespectadores e trata da relação deles com essa mídia. 

O Museu reúne depoimentos de telespectadores sobre a relação dele com a TV. Tratam também da influência que ela tem em seu cotidiano, considerando seus aspectos positivos e negativos. São memórias de um encontro entre a vida do espectador e o que a TV retrata na tela. Com o projeto, gostaríamos de construir um ambiente colaborativo que também funcione como um repositório de documentos acadêmicos e audiovisuais sobre a história da televisão.