Projeto Transcender

O Projeto Transcender é uma plataforma em desenvolvimento para Cerimonial de Despedida e Memorial On-line. O Projeto surge em 2020, como noticiado no site do LabArteMídia, no contexto da crise do COVID-19. No mesmo ano, foi referendado oficialmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa (atualmente, Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação) da Universidade de São Paulo como uma das ações em “Linhas de Pesquisa sobre a COVID-19 na USP”, na parte de: “Pesquisas sobre as novas condições pessoais durante a pandemia (trabalho, escola, interações sociais, ambientes, deslocamentos etc)”O desafio que se apresentou foi encontrar formas de elaborar a morte e o luto em um momento em que os rituais de despedida, presentes em todas as culturas e religiões, se encontravam suspensos. A pesquisa transdisciplinar pretende “entender se ferramentas como o TRANSCENDER poderão trazer estratégias de alívio do estresse pós-traumático que visem diminuir os impactos das perdas por meio da ressignificação de memórias carregadas de afetos negativos (VAZQUEZ, 2021) e da ressignificação do trauma, alterando o afeto associado às memórias”.

O projeto surge no LabArteMídia (Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais) — grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Cinema, Rádio e Televisão e do Programa de Meios e Processos Audiovisuais da ECA, através de proposição original da pesquisadora do grupo Profa. Dra Deisy Fernanda Feitosa (Pós-Doutora Diversitas/FFLCH e atualmente Pós-Doutoranda no CTR/ECA) e encampado pelo Coordenador Geral Prof. Dr. Almir Almas (ECA/USP); que convidou  o InterPsi (Laboratório de Estudos Psicossociais: Crença, Subjetividade, Cultura & Saúde) — grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Psicologia e o Laboratório de Robôs Sociáveis, vinculado à Escola Politécnica — todos da Universidade de São Paulo. A coordenação do projeto ficou a cargo de Prof. Dr. Almir Almas, Profa. Dra Deisy Fernanda Feitosa, Prof. Dr. Wellington Zangari (IP/USP), Prof. Dr. Marcos Ribeiro Pereira Barreto (POLI/USP) e Daniel Lima (PPGMPA/ECA/USP).

Criado como pesquisa aplicada na construção de uma ferramenta social em atendimento à demanda da Pandemia da Covid-19, o projeto Transcender se propôs a ser uma plataforma on-line gratuita, em ambiente imersivo audiovisual, customizável, para dar suporte à realização de rituais de despedida e registro de memoriais de entes queridos. Diante da demanda de como elaborar emocionalmente despedidas/rituais de tamanha significação para a existência humana, frente a um cenário complicador das ritualísticas tradicionais, a ferramenta proposta busca experimentar múltiplas realidades (virtual, aumentada e mista) para dar suporte à realização desses rituais, a distância, em solução de vídeo imersivo ao vivo, via streaming. Numa iniciativa transdisciplinar, o Projeto Transcender engloba comunicação, tecnologia, psicologia, advocacia, audiovisual e arte.

A proposta inicial pressupunha expandir para evoluções do sistema, com implementações posteriores de soluções de Realidade Virtuais em vídeo 360 e ambiente imersivo em 3D. Confira abaixo algumas imagens dessa versão.

Transcender

Capa da apresentação do projeto, criada em 2020, com os logos dos parceiros naquele momento, que já se ampliaram desde então.

Primeiro modelo do design da plataforma de Cerimônia do Transcender, criado na versão de 2020 e em aprimoramento.

Página de Memorial em Realidade Virtual, criada na versão de 2020 e em aprimoramento.

 

Transcender – Atualização do Projeto

Em 2022, o Projeto Transcender foi repensado para o Metaverso, com novo fôlego, novo arranjo e novos parceiros. Com o propósito de concorrer a edital pela FAPESP, Almir Almas convidou o Prof. Gilson Schwartz e o grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, para integrarem o projeto, que trouxeram, com isso, outros interlocutores, como o Prof. Dr. Marcos A. Simplicio Jr. (do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo POLI/USP) e a parceria de convênio internacional USP com Radio Caca Foundation LTD., de Singapura e University Blockchain Research Initiative (UBRI); Diversitas-FFLCH; IEA-USP; NUTAU; Museu da Pessoa e Games for Change América Latina. Em especial, a parceria internacional trazida pelo Professor Marcos Simplicio permitirá a inserção da pesquisa no Metaverso e a visibilidade internacional do projeto. E constituirá, assim, na primeira ação do recém adquirido Metaverso da Universidade de São Paulo, fruto da parceria da USP com UBRI e RADIO CACA. 

Com isso, o projeto TRANSCENDER inicia uma nova fase, que, além das parcerias iniciais e co-criadoras do projeto (ECA, Instituto de Psicologa, Escola Politécnica), contaremos com outros pesquisadores da Faculdade de Economia e Administração (FEA), Faculdade de Direito (FD), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas  (FFLCH), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Instituto de Estudos Avançados (IEA), Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo (NUTAU-FAU), todas da USP; e também com Museu da Pessoa, rede Games for Change Latin America, UFRJ e Unicamp.

Como uma pesquisa aplicada, o projeto Transcender se propõe aos estudos das relações humanas, em especial, o afeto, no mundo virtual. E, evidente, mediado pelas inovações de linguagens comunicacionais e artísticas e construção de redes colaborativas transdisciplinares. Nesse Metaverso da Universidade de São Paulo, o projeto Transceder pretende pesquisar as semioses de enunciação cinematográficas/audiovisuais, a ressignificação da presença, a saúde psicológica do ser humano e a construção da memória; bem como a expansão das Comunicações e Artes em associação com o universo de Criptomoedas, Blockchain, Inteligência Artificial, NFT, Internet das Coisas, Computação em Nuvem. 

Pra isso, o Projeto Transcender aumenta a sua rede inicial, trazendo mais estudiosos dessas diversas áreas das artes, do audiovisual, das comunicações, da psicologia, do direito, da engenharia (computação, robótica, cibersegurança, criptografia e sistemas distribuídos), da economia e das finanças digitais no horizonte das indústrias criativas.

Com o Transcender, o LabArteMídia e todos os envolvidos no projeto esperam expandir o estado da arte da área de Comunicações e Artes, em especial, do campo da Arte-Tecnologia, das interfaces Humano-Computador, bem como expandir as intermedialidades e transdisciplinaridade da área, em especial, em relação à ressignificação da presença humana, da construção de memórias, das tecnologias descentralizadas de troca de dados computacionais e da relação humano-máquina, a partir do virtual.