Sobrevivências : Cartografias Geopolíticas nas Américas

Com o Sobrevivências propomos criar um radar de urgências transmidiático das estratégias de sobrevivência dos povos latino-americanos. Por meio do diálogo com artistas, movimentos sociais e instituições artísticas e de pesquisa, o projeto busca encontrar as estratégias de resistência em cinco da América Latina de modo a compor um mapa audiovisual que deixe ver a mobilidade com que os modos de vida e as práticas de resistência se imbricam como parte substantiva da experiência subjetiva desses territórios.

Para tanto, vamos usar múltiplas estratégias técnicas e estéticas possibilitadas pelo audiovisual como filmes (do formato tradicional à realidade ampliada), publicações gráficas, animações, teasers, intervenções poéticas e musicais. O objetivo do projeto é dar visibilidade às experiências e narrativas de cada um dos territórios e culturas cartografadas.

Cada investigação será decidida a partir de uma cartografia realizada em parceria com movimentos sociais, artistas e ativistas para identificar urgências particulares de cada território. A partir dela, buscamos compor um mapa audiovisual de modos de vida e experiência de resistência na América Latina contemporânea. Em tais situações, pesquisadores e artistas poderão identificar as melhores abordagens culturais para cada urgência e contexto. Ao final de cada itinerância, o projeto realizará uma mostra transmidiática na Suíça. A narrativa transmídia não é um fenômeno novo, mas uma das possibilidades que o ambiente digital hiperconectado, desdobrado em diferentes mídias e interfaces, oferece. A proposta deste trabalho é trazer diferentes possibilidades de conexões, nas quais o tema será explorado por meio de diversas plataformas.

A estimativa de duração do projeto é de três anos (segundo semestre de 2018, 2019, 2020 e primeiro semestre de 2021), com duas investigações-ações por ano, totalizando cinco viagens. O resultado final serão cinco produtos culturais intermediários distintos, mas conectados entre si. Em 2021, o projeto prevê como conclusão, em parceria com a Universidade de São Paulo e a Zurich University of the Arts | ZHdK, uma exposição final na Suíça e uma publicação trilíngue.

O projeto é coordenado por Daniel Lima e realizado pelo Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais, em parceria com a Universidade de Zurique e a Pro Helvetia.