História

O LabEEL é um Laboratório Maker da EEL-USP idealizado e criado pela Profª Drª Katia Cristiane G. Candioto juntamente com seu aluno Michel Ribeiro Villas Boas em 2018.

Seu objetivo vai além de projetos dedicados ao ensino e aprendizagem prática de técnicas de fabricação à disseminação de conhecimentos em softwares livres.

Estando sediado nas salas EF-17 (Espaço Labore) e EF-03 (Hertz Maker), ambas situadas no prédio de aulas no Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) na Área 2, o laboratório conta com ferramentas comuns de oficina e marcenaria, bem como modernos equipamentos de fabricação com tecnologia, sendo eles máquina de Corte a Laser e Impressora 3D de polímeros, além de um ambiente de estudos e reuniões, tendo a disposição computadores e recursos multimídias para apresentações. Fique por dentro das novidades e siga-nos nas redes sociais!

Início das Atividades

Surgiu inicialmente com o nome de Projeto FIB, ofertando os minicursos de FreeCAD, Inkscape e Blender, dando origem a sigla FIB.

Eventos

O LabEEL também teve a oportunidade de realizar eventos educativos em seu laboratório maker, como a Sexta dos Jogos.

Ampliação dos minicursos

Implementação de novos minicursos visando atender as diversas necessidades dos estudantes da EEL-USP, tais como Linux, Impressão 3D, Corte a Laser e LaTeX.

Minicursos Online

Primeiro ano do projeto com minicursos realizados totalmente online, contando com várias novidades, como aulas de Canva, CrystalWalk, LibreOffice Calc, ProjectLibre, Diagrams, Ubuntu e Desenvolvimento Web.

Hoje

Atualmente o LabEEL continua com o desenvolvimento de projetos que possam contribuir para a capacitação dos estudantes da EEL-USP e formação dos bolsistas do projeto.

Relato de um ex-aluno

Confira a história de um ex-aluno que ajudou na criação do LabEEL e que tem muito a contar sobre este projeto fascinante!