Entre maio e outubro de 2024, a aluna de Doutorado Direto Juliana Bertoldi teve a oportunidade de participar do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES, comumente chamado de doutorado-sanduíche, na instituição de ensino University of New Mexico School of Engineering (New Mexico, EUA), sob supervisão do Prof. Dr. Abhaya K. Datye, especialista na caracterização de materiais por Microscopia Eletrônica de Transmissão e na síntese de catalisadores Single-Atom.
Neste período, Juliana sintetizou catalisadores Single-Atom pelo método de síntese patenteado pelo grupo do Prof. Datye, avaliou sua atividade catalítica e os caracterizou com diversas técnicas, tais como XANES, EXAFS, STEM/TEM-EDS e DFT.
Juliana ainda teve a oportunidade de fazer parte do CISTAR NSF e da Reunião Bianual do CISTAR, onde reuniram-se integrantes das universidades participantes (Purdue University, The University of New Mexico, Northwestern University, University of Notre Dame, e The University of Texas at Austin), da National Science Foundation (NSF), da indústria e colaboradores.
Nas palavras da doutoranda:
“O doutorado-sanduíche foi enriquecedor para minha carreira. Tive a oportunidade de utilizar técnicas de caracterização que antes apenas havia visto em teoria. Agradeço à CAPES, USP, UNM, Prof. Abhaya Datye pela oportunidade e meus colegas de UNM por todo o auxílio durante o tempo que estive lá.”
Como resultado do doutorado-sanduíche, Juliana firmou um instrumento de parceria entre a USP-UNM, possibilitando o intercâmbio de alunos, professores e funcionários.