Entre os meses de maio e outubro de 2024, o doutorando Victor Lopes Albertini realizou seu doutorado sanduíche na Purdue University, nos Estados Unidos, considerada uma das mais prestigiadas universidades, de acordo com o Times Higher Education Ranking (86º posição). O estágio foi possibilitado graças ao Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e ao convênio estabelecido entre a universidade de Purdue e a Universidade de São Paulo.
Durante o período sanduíche, Victor trabalhou no Purdue Catalysis Center (PCC), uma associação interativa de grupos de pesquisa em catálise, sob a orientação do Prof. Dr. Rajamani Gounder, renomado especialista na área de zeólitas e peneiras moleculares. Como visiting scholar, o doutorando explorou rotas alternativas de síntese de zeólitas ZSM-5, com foco no controle da acidez e estrutura dos materiais.
Segundo Victor, esta foi uma excelente oportunidade de aprendizado, troca de conhecimentos e aprimoramento acadêmico, que se refletirá diretamente no complemento de seu doutorado no Brasil. O estágio sanduíche permitiu uma imersão em um ambiente de pesquisa de excelência, ampliando suas perspectivas sobre a área de catálise e promovendo um aprofundamento técnico que contribuirá significativamente para o desenvolvimento de sua tese.
