Cursos

Pós-Graduação

PQI5882 – Nanotecnologia Aplicada à Engenharia Química

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docentes Responsáveis: Martin Schmal e Reinaldo Giudici

O curso tem como finalidade apresentar os fundamentos em nanotecnologia, bem como suas aplicações em reações químicas, catalíticas e processos. O tema tem grande importância para a formação de pesquisadores no assunto, bem como para atualização dos pesquisadores que trabalham nas áreas fundamentais e tecnológicas envolvendo reações químicas catalíticas, processos catalíticos, e caracterização de materiais. As técnicas modernas de estudo de reações em superfícies envolvem a caracterização e a medição das propriedades em níveis cada vez mais fundamentais, assim o curso contribui para introduzir aos participantes os conceitos modernos de química de superfície e interfaces e catálise em nível molecular.

 

PQI5887 – Problemas Especiais em Nanotecnologia Aplicada

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docente Responsável: Martin Schmal

Estudo de temas específicos de nanotecnologia aplicada a processos, focando problemas de interesse do aluno nos trabalhos de pesquisas. serão abordados temas de síntese de materiais, caracterização e aplicações em processos, químicos, materiais e biomateriais. se possível serão feitos estudos experimentais em síntese e caracterização.

 

PQI5858 – Análise Estatística Multivariável Aplicada a Processos Químicos

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docentes Responsáveis: Rita Maria de Brito Alves, Roberto Guardani e Cláudio Oller

A disciplina tem como objetivo principal a compreensão das interações entre as diversas variáveis de um processo químico, por meio da interpretação dos resultados da aplicação de técnicas de estatística multivariada/machine learning (ML) aos dados de operação de unidades industriais. O curso foi estruturado, conforme as demandas do mercado, visando extrair informações relevantes a partir de grandes volumes de dados, para a melhoria do desempenho do processo e da qualidade do produto final.

 

PQI5866 – Modelagem e Simulação para Projeto e Análise de Processo

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docente Responsável: Rita Maria de Brito Alves

O objetivo da disciplina é apresentar os conceitos fundamentais de como modelos matemáticos de processos químicos são construídos e demonstrar suas aplicações na simulação em sistemas de engenharia química. O objetivo é fornecer ferramentas para o tratamento integrado na descrição do processo, modelagem matemática e simulação de problemas reais, através de modelos de processos robustos associados, técnicas numéricas eficientes e uso de simuladores comerciais. Dessa forma, é possível familiarizar os alunos com a modelagem e simulação de unidades industriais simples e complexas, através de um grande número de exemplos para o entendimento dos conceitos e uso de simuladores comerciais e desenvolvimento de programas próprios.

 

PQI5824 – Engenharia de Reações de Polimerização

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docente Responsável: Reinaldo Giudici

Objetiva-se o estudo dos processos de polimerização buscando um entendimento de como o mecanismo de polimerização, o tipo de reator e o seu modo de operação afetam as características do polímero produzido, bem como a produtividade do processo, ou seja, com o enfoque de Engenharia de Reações de Polimerização. Estudo e aplicação de conceitos de modelagem matemática de processos de polimerização (“Polymerization Reaction Engineering”).

 

PQI5895 – Circularidade e Engenharia de Polímeros

Carga horária: 120h
Número de créditos: 8

Docente Responsável: Reinaldo Giudici

Desenvolver capacidades técnicas relacionadas à utilização dos conceitos de circularidade e sustentabilidade aplicados à engenharia de polímeros, com os objetivos de: (i) promover o desenvolvimento de soluções inovadoras para o problema de produção e processamento sustentável de resinas poliméricas; (ii) reduzir a poluição resultante da disposição incorreta de resíduos sólidos urbanos, em particular de resíduos plásticos; (iii) promover a difusão dos conceitos de circularidade e sustentabilidade na comunidade técnica e científica de polímeros; (iv) propiciar o desenvolvimento das capacidades sociais, organizativas e metodológicas da comunidade de polímeros, adequadas às diferentes situações acadêmicas e profissionais.