No último mês, o LaPCat adquiriu um equipamento de espectroscopia no infravermelho por transformada de Fourier modelo FTIR-IRTracer-100 da Shimadzu. O espectrômetro foi instalado e integrantes do laboratório receberam treinamento técnico para operá-lo.
A espectroscopia de infravermelho mede a absorção de radiação na faixa do infravermelho (IR) pelas ligações químicas do material. A região do espectro mais empregada na espectroscopia no infravermelho (IR) é a região conhecida como infravermelho médio compreendida entre 4000-400 cm-1, onde aparecem as bandas de absorção devidas às vibrações fundamentais das moléculas. Fragmentos estruturais químicos de moléculas, conhecidos como grupos funcionais, tendem a absorver radiação IR na mesma faixa de frequência. Essa correlação entre a estrutura da molécula e a absorção de radiação IR em determinado comprimento de onda permite identificar a estrutura de moléculas desconhecidas e acompanhar suas as alterações estruturais ou químicas.
O espectrofotômetros adquirido é equipado com uma série de acessórios que permitem o instrumento a operar em diferentes modos, sendo os principais deles o de transmissão através da preparação de partilha de KBr e reflexão total atenuada (ATR). O módulo de refletância difusa (DRIFTS) está sendo adquirido e permitirá a realização de análises in-situ.