LIATH-CP

Laboratório de Investigação sobre a  Atividade Humana e Cuidados Paliativos

Docente Responsável: Profª. Drª. Marysia Mara Rodrigues do Prado De Carlo

O grupo de pesquisa Laboratório de Investigação sobre a Atividade Humana e Cuidados Paliativos (LIATH-CP) foi fundado em 2000, pela Profa. Dra. Marysia M.R. Prado De Carlo, junto ao Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP. Transferiu-se para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP em 2005. Está credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2001.

É composto por docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, residentes e pesquisadores com interesse comum na linha de pesquisa: “Processo de Saúde-doença e Epidemiologia”, com ênfase em estudos sobre promoção de saúde e qualidade de vida em condições crônico-degenerativas e Cuidados Paliativos e a atenção multiprofissional em contextos hospitalares.

Está vinculado à divisão de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP-USP, e realiza reuniões quinzenais, no prédio dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (sala de reuniões do 1º andar).

As atividades incluem: discussão e desenvolvimento de projetos de pesquisa, leitura e discussão de artigos científicos, reunião com pesquisadores e especialistas, aulas e palestras, organização de eventos, dentre outras.

Este laboratório de pesquisa, possibilita o desenvolvimento de:

  • Modelos teóricos e pesquisas em torno da linha de pesquisa;
  • Intercâmbios com outros pesquisadores e profissionais de diversas instituições e serviços, nacionais e internacionais, permitindo a criação de novas parcerias entre nosso grupo de pesquisa e a comunidade e a geração de pesquisas, atividades didáticas e grupos de discussões;
  • Um espaço acadêmico e de pesquisa sobre conhecimentos técnico-científicos e atuação da Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos.

Além dos aspectos acadêmicos e de pesquisa, há a dimensão social dos nossos projetos, pela promoção da Humanização da Assistência Hospitalar e da Qualidade de Vida da clientela atendida em diferentes serviços hospitalares e de Cuidados Paliativos.