Reações de polimerização
Tendo em vista que o suporte polimérico é determinante na eficiencia catalítica do produto final, o LMSCP busca estudar a cinética de polimerização e as diferentes formulações de suporte para os catalisadores. São desenvolvidos modelos matemáticos para a copolimerização por radicais livres envolvendo monômeros como estireno e divinilbenzeno.
Reações de sulfonação
A etapa de inserção de sítios catalíticos no suporte polimérico se dá através da reação de sulfonação, na qual a resina reage com um agente sulfonante (Ex.: ácido sulfúrico). Nesta etapa, os grupos sulfônicos são anexados às cadeias poliméricas, constituindo o catalisador que estará pronto para uso. O estudo teórico da sulfonação também é realizado pelo nosso grupo através do desenvolvimento de modelos matemáticos utilizando-se o sofware Scilab.
Catálise heterogênea
Os testes com os catalisadores concebidos pelo nosso grupo de pesquisa são realizados em reações orgânicas como esterificação e acetalização. Este estudo tem contado com parcerias internacionais e envolve modelos matemáticos mais elaborados, que levam em conta, não só a reação química em si, mas também efeitos difusivos que ocorrem nas diferentes resinas.
Copyright © 2025 LMSCP - Laboratório de Modelagem e Síntese de Catalisadores Poliméricos | Produzido por SCS - Mídias Online