Departamento de Biotecnologia Escola de Engenharia de Lorena
InstagramYoutube
19/10/2023

Elas na Engenharia

“Elas na Engenharia”: Projeto de Extensão é realizado pela primeira vez na EEL

O projeto de extensão intitulado “Elas na Engenharia” foi criado no ano de 2019 na Escola de Engenharia de São Carlos e, desde então, vem sendo coordenado pela Profa. Dra. Luciana Montanari, docente do Departamento de Engenharia Mecânica daquela unidade. No ano de 2023, a iniciativa foi ampliada e três unidades da USP (Escola de Engenharia de São Carlos, Instituto de Química de São Carlos, e Escola de Engenharia de Lorena – em sua primeira participação) abriram suas portas para receber alunas do ensino médio de escolas públicas do Vale do Paraíba Histórico, para incentivá-las a ingressar em carreiras de ciências exatas e de engenharia.

O objetivo principal do projeto é, simultaneamente, oferecer aos estudantes das três unidades a oportunidade de desenvolver habilidades de ensino e competências de comunicação e gestão, contribuindo com a formação acadêmica e pessoal, e proporcionar novas perspectivas às alunas de ensino médio e promover a equidade de gênero na área das engenharias. Os estudantes de graduação, sob supervisão de docentes das três unidades, buscam estimular meninas de escolas públicas a desmistificar a ideia de que a área de exatas é “coisa de menino”. Busca-se oferecer oficinas práticas de desenvolvimento de soluções tecnológicas e de empreendedorismo que possam, por um lado, melhorar a comunidade em que estas meninas estão inseridas e, por outro lado, fomentar conversas com a comunidade USP, conhecendo as inúmeras oportunidades que as alunas de graduação têm dentro e fora da universidade.

Na EEL, o projeto está centrado no Departamento de Biotecnologia, e o cronograma prevê três encontros nos meses de outubro e novembro. No total, 26 estudantes de 3º ano do ensino médio das cidades de Arapeí, São José do Barreiro, Areias e Queluz foram recebidas na segunda-feira, dia 16 de outubro de 2023. As alunas puderam conhecer sobre a USP, as formas de ingresso, políticas de cotas, os programas de permanência estudantil, sobre a EEL e, mais especificamente, sobre o curso de graduação em Engenharia Bioquímica. Os laboratórios coordenados pelos professores Silvio Silvério da Silva, Maria das Graças de Almeida Felipe, Fernando Segato e Valdeir Arantes foram apresentados, e as principais linhas de pesquisa que são desenvolvidas no DEBIQ foram expostas. O dia encerrou com o jantar no restaurante universitário. Os próximos encontros devem acontecer nos dias 30 de outubro e 17 de novembro de 2023.

O projeto é financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU) e a comissão organizadora na EEL é composta pelos professores Talita Lacerda, Paulo Marcelino, Ana Karine Carvalho, Humberto Felipe, pela pós-doutoranda Tatiane Tobias e pelas alunas de graduação Manuela Bernardes e Beatriz Santos. Interessados em conhecer mais sobre a iniciativa, podem enviar mensagem para a Profa. Talita (talitalacerda@usp.br).