Departamento de Biotecnologia Escola de Engenharia de Lorena
[social name="all"]
15/07/2025

Prêmio Tese Destaque USP

Egresso da EEL-USP é reconhecido com Menção Honrosa em premiação da USP 2025

 

Reconhecimento destaca contribuição da pesquisa para os ODS da ONU

Dr. Jesús Jiménez Ascencio, egresso do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial do Departamento de Biotecnologia, recebeu Menção Honrosa na 14ª edição do Prêmio Tese Destaque USP, na área de Sustentabilidade Ambiental. O prêmio reconhece a excelência de sua tese de doutorado “Biochemical conversion of eucalyptus biomass into 2,3-butanediol and 2-pyrone-4,6-dicarboxylic acid employing the biorefinery approach”, defendida na Escola de Engenharia de Lorena (EEL-USP).

 

O trabalho, orientado pelo Prof. Anuj Kumar no Laboratório de Carbono Renovável e Sistemas Biológicos (ReCABS), propõe soluções inovadoras para a conversão de biomassa de eucalipto em produtos químicos de alto valor agregado, alinhadas a práticas industriais mais limpas e sustentáveis. A pesquisa reforça o compromisso institucional com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 7 (Energia Limpa e Acessível), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima).

 

Neste ano, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP registrou o recorde de 293 inscrições, o maior número já alcançado pelo prêmio. Na área de Sustentabilidade Ambiental, 32 teses foram submetidas e avaliadas por uma comissão composta por docentes de diferentes universidades brasileiras, ressaltando o alto nível de qualidade e competitividade entre os trabalhos selecionados.

A premiação, promovida anualmente, valoriza pesquisas defendidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2024, destacando originalidade, impacto científico, tecnológico, social e relevância para o sistema educacional. Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Rodrigo Calado, “esses trabalhos representam o melhor da nossa formação na pós-graduação e refletem o compromisso da USP em oferecer condições para pesquisas de alto nível, intelectual e social”.

A conquista destaca mais uma vez o empenho do Departamento de Biotecnologia da EEL-USP em formar profissionais qualificados e engajados em gerar soluções alinhadas aos desafios globais da sustentabilidade, da economia circular e da inovação tecnológica