DIFERENÇAS ENTRE CLIMATÉRIO, MENOPAUSA E OUTROS TERMOS

Por: Professora Isabel Sorpreso

O climatério é um período de vida da mulher de transição entre a fase reprodutiva e a não reprodutiva que se estende dos 40 aos 65 anos de idade e tem como marco, evento fisiológico (normal) a menopausa. 

A menopausa corresponde ao último período menstrual espontâneo, representado para o profissional de saúde, retrospectivamente, após 12 meses consecutivos de ausência de menstruação, em decorrência de insuficiência ovariana fisiológica e permanente (declínio da produção de hormônio estrogênio ovariano).

Na tentativa de esclarecer essas dúvidas, é importante que se parta de um ponto de comum confusão conceitual: as diferenças entre menopausa e climatério. Como já aqui citado, a menopausa é um evento, um sinal do corpo, uma queixa de ausência de menstruação trazida pelas mulheres. No Brasil, a idade de ocorrência da menopausa se dá ao redor de 48- 50 anos, sendo compatível com outros países da América Latina. Na Europa e na América do norte, o evento ocorre ao redor dos 52-54 anos. Vale ressaltar que a ocorrência de menopausa antes dos 40 anos não é considerada fisiológica e necessita de cuidados, e é denominada insuficiência ovariana prematura. 

Apesar de geralmente ocorrer associação das alterações observadas ao útero, estas mudanças ocorrem devido à redução progressiva da reserva ovariana (folículos). Os ovários nascem com uma reserva de aproximadamente 1 a 2 milhões de folículos (células reprodutivas) , que vai diminuindo ao longo da vida. Na adolescência o número estimado é de 300 a 500 mil, e no climatério a quantidade está em torno de 10% disso. Esse processo, fisiológico e gradual, de eliminação de folículos é denominado de atresia (morte celular).

No climatério podem ser vivenciadas novas experiências boas e ruins, incluindo redescobertas pessoais, assim como sentimentos de medo e ansiedade, dado que é um momento de enfrentamento do desconhecido e de mudanças sobre as quais nem sempre se tem conhecimento pleno. Tais mudanças incluem aspectos biológico, físico, psíquico, social e sexual, podendo gerar diversas dúvidas sobre o que é normal, e quais medidas podem aliviar os sintomas vivenciados.

Pode-se dividir o climatério, didaticamente, em três períodos, tomando a menopausa como ponto de referência: pré-menopausa, menopausa e pós-menopausa. Os sintomas observados nessas fases são muito variáveis e sofrem interferências de fatores externos como dieta, perfil socioeconômico, aspectos culturais e inclusive climáticos. 

A pré-menopausa ou transição menopáusica geralmente se inicia no final da quarta ou ao longo da quinta década de vida das pessoas com útero e ovários, podendo variar individualmente. Nela ocorrem os primeiros sintomas indicativos da aproximação do evento menopáusico, podendo ocorrer entre 3 e 4 anos antes da menopausa propriamente dita, caracterizam-se por alteração do padrão dos ciclos menstruais que é um dos principais indícios desse período, e também sintomas típicos como ondas de calor (fogachos), transtornos de humor e distúrbios do sono. 

A pós menopausa é o período que segue após a última menstruação espontânea. Esse período é caracterizado pela intensificação dos sintomas causados pela deficiência de estrogênio. Nos primeiros anos de pós menopausa podem aparecer os sintomas vasomotores, principalmente representados pelos calores e sudoreses de intensidade variada,  alterações de sono e humor. Nos anos subsequentes e mais tardios, geralmente acima de 10 anos, podem ser observados sintomas associados aos distúrbios geniturinários (dor ao urinar, secura vaginal e dor vaginal na penetração sexual) , metabólicos e cardiovasculares (predisposição a distúrbios de colesterol, triglicérides, glicemia sérica)  e do sistema ósseo (predisposição a osteoporose e dor em articulações). Nem todas as mulheres apresentarão estes sintomas e predisposições.  

Por fim, um outro termo muito conhecido é o termo “perimenopausa”. Esse período inclui desde o início das alterações menstruais (alterações de período, duração e fluxo menstruais) e/ou sintomas menopausais, incluindo os últimos 12 meses de ausência de menstruação (menopausa). 

Assim, neste texto buscamos esclarecer todos os principais termos utilizados pela área da saúde para representar esse momento da vida da mulher e informar nossas leitoras a compreender essas transformações.

Você também vai gostar